Topo

'Construtor' e líder em desarmes, Cuesta vira pilar defensivo do Inter

Lucas Lima tenta passar por Victor Cuesta no jogo entre Palmeiras e Internacional - Daniel Vorley/AGIF
Lucas Lima tenta passar por Victor Cuesta no jogo entre Palmeiras e Internacional Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2018 04h00

A saída de bola do Internacional passa quase sempre por Victor Cuesta. Considerado um 'zagueiro construtor', o argentino de 29 anos ostenta boas estatísticas de passe, mas nenhuma supera sua principal capacidade: desarmes.

A batalha pela bola na defesa do Inter não começa na zaga. Nos últimos anos, Rodrigo Dourado se destacou como principal ladrão de bolas das competições disputadas pelo Colorado. Foi assim no Brasileiro de 2016, quando esteve perto dos líderes do quesito mesmo com a péssima campanha do time. E na Série B do ano passado, quando acabou no topo entre todos os atletas que participaram do torneio.

Mas no Brasileirão deste ano, após três rodadas, é Cuesta que se destaca. São 15 desarmes corretos, o vice-líder do torneio segundo estatísticas do Footstats, atrás apenas de Luan, do Atlético-MG. Apenas uma entrada equivocada, gerando aproveitamento impressionante de 98% nas disputas de bola.

O número de desarmes não é acompanhado pelo de faltas. Foram apenas oito até agora nas três partidas do Brasileirão. Nenhum cartão amarelo.

Zagueiro construtor

Uma das principais características que levaram a direção do Inter a investir em Cuesta é a capacidade de se somar à linha de meio e auxiliar no começo das jogadas. Tal peculiaridade fica clara jogo após jogo. Não são raros momentos que ele ultrapassa o meio e tenta auxiliar como 'fator surpresa' na construção de jogadas.

A chegada à frente é acompanhada de um desempenho regular. Cuesta acertou 41 passes nos dois últimos jogos do time vermelho. Errou apenas um. Contra o Bahia, na estreia, acertou 28 e errou três.

Neste domingo, o Inter encara o Flamengo no Rio de Janeiro. Cuesta será titular ao lado de Rodrigo Moledo na zaga.