Topo

Chape e Paraná empatam em jogo pouco empolgante e seguem entre os últimos

Do UOL, em São Paulo

07/05/2018 21h52

Chapecoense e Paraná ficaram longe de empolgar seus torcedores nesta segunda-feira (7), em duelo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, e empataram por 1 a 1. Na Arena Condá, Arthur abriu o placar com golaço de falta, e Carlos igualou.

O empate mantém ambas as equipes na zona de rebaixamento: a Chape no 17º lugar com três pontos, e o Paraná na lanterna com um. Na quinta rodada, ambas buscam sua primeira vitória no Brasileirão no domingo (13), quando o time catarinense recebe o líder Flamengo, e os paranistas visitam o Santos.

Quem foi bem: Arthur 'salva' o jogo com golaço

Como um todo, a partida ficou devendo. A Chapecoense era muito retraída, e o Paraná não aproveitada sua superioridade. Aí apareceu Arthur, que mandou uma falta no ângulo e abriu o placar. Ele ainda foi protagonista de lindo lance, dominando a bola no peito (veja acima). Foram os lances que valeram o ingresso em um jogo pouco empolgante na Arena Condá.

Quem decepcionou: Mansur cai em provocação e é expulso

Já na reta final da partida, o lateral do Paraná foi expulso após dar solada em Wellington Paulista quando ambos estavam no chão. A dupla tinha disputado uma bola segundos antes, o atacante provocou ficando sentado na perna de Mansur, que revidou com a solada e acabou expulso. Dali em diante a Chapecoense ensaiou pressão, mas sem sucesso.

Atuação da Chape: bloqueio criativo e poucas alternativas

Leandro Pereira - Liamara Polli/AGIF - Liamara Polli/AGIF
Imagem: Liamara Polli/AGIF

O time da casa irritou seu torcedor no primeiro tempo, quando abriu mão do jogo, deu a bola ao adversário e se contentou em reagir — a primeira finalização, para fora, só aconteceu aos 40 minutos (veja acima). Depois do intervalo melhorou, jogou de igual para igual e tornou a partida muito mais interessante, ainda que o golaço de Arthur tenha sido um raro momento de bom futebol.

Atuação do Paraná: superioridade e melhores chances

Silvinho, do Paraná Clube -  Liamara Polli/AGIF -  Liamara Polli/AGIF
Imagem: Liamara Polli/AGIF

O Paraná teve o controle da primeira metade da partida, mesmo tendo encontrado certa dificuldade para criar chances diante da defesa adversária. Foram duas boas oportunidades em contra-ataques, mas no geral os visitantes insistiram demais nos cruzamentos. O hábito se manteve na etapa final, mas desta vez funcionando menos. Faltou capricho também na conclusão das jogadas: 12 das 15 finalizações foram para fora — quando Carlos caprichou, empatou o jogo.

Kleina é cornetado e 'solta' a Chape

O treinador da Chapecoense ficou de orelha quente na Arena Condá. No primeiro tempo alguns torcedores insistiram em reclamar com ele, pedindo um comportamento mais ofensivo da equipe. A sugestão foi acatada: no intervalo Kleina apostou em Leandro Pereira, logo depois entrou Canteros. Mais ágil, a Chape assustou duas vezes antes de encontrar seu gol, criando mais em quinze minutos do que tinha criado nos 45 anteriores.

Micale demora a mexer e perde controle

O Paraná ia bem até o intervalo, mais interessado e menos engessado do que o adversário, mas a dinâmica mudou aos poucos. Os visitantes passaram a dar espaço a contra-ataques da Chapecoense, o que parecia ser o objetivo da equipe alviverde desde o início. A resposta de Micale não veio. A primeira mudança só aconteceria após os dois gols, com Zezinho na vaga do apagado Caio Henrique.

Cleber Reis faz falta boba que custa caro

A partida equilibrada não permitia deslizes, e não à toa a falta desnecessária cometida por Cleber Reis no segundo tempo custou caro ao Paraná. Ele não baixou o pé e acertou o adversário na entrada da área do time tricolor, e dali, não deu outra: Arthur cobrou com perfeição e abriu o placar.

Paraná responde imediatamente

A zaga da Chape errou o tempo de bola duas vezes no mesmo lance e deixou Carlos invadir a área sozinho. O camisa 9 aproveitou para tocar na saída de Jandrei e empatar o duelo em jogada individual. Era o que tinha faltado até ali para o Paraná traduzir em gol as jogadas que criava.

Defesaça de Jandrei marca primeiro tempo

O melhor lance dos primeiros 45 minutos foi criado no lado esquerdo do ataque paranista; no cruzamento, Jhonny Lucas subiu livre e testou para ótima defesa do goleiro da Chape. Não fosse ele, o Paraná Clube teria saído na frente na primeira etapa. Pouco depois foi a vez de David, goleiro do Paraná, aparecer muito bem em chute à queima-roupa de Elicarlos.

Ficha Técnica

Chapecoense 1 x 1 Paraná
Data: 7 de maio de 2018
Local: Arena Condá, Chapecó-SC
Hora: 20h00 (de Brasília)
Público total: 7.838 pessoas
Renda: R$ 155.770,00
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Danilo Simon Manis (SP)
Cartões Amarelos: Wellington Paulista (Chapecoense); e Silvinho (Paraná)
Cartão Vermelho: Mansur (Paraná)

Gols: Arthur aos 17’, e Carlos aos 21 minutos do segundo tempo.

Chapecoense: Jandrei; Apodi, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Amaral, Elicarlos, Márcio Araújo (Canteros), Júnior Santos (Leandro Pereira) e Arthur (Guilherme); Wellington Paulista. Treinador: Gilson Kleina.

Paraná: David; Alemão, Jesiel, Cleber Reis e Mansur; Jorge González (Leandro Vilela), Jhonny Lucas, Léo Itaperuna, Caio Henrique (Zezinho) e Silvinho (Vitor Feijão); Carlos. Treinador: Rogério Micale.