Kannemann é denunciado no STJD por 'jogada violenta' e pode perder Gre-Nal

Do UOL, em São Paulo

  • Jeferson Guareze/AGIF

    Zagueiro pode perder clássico do domingo (12) se for punido pelo STJD

    Zagueiro pode perder clássico do domingo (12) se for punido pelo STJD

Expulso na estreia do Grêmio no Campeonato Brasileiro, há três semanas, Kannemann foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira (7). O defensor será julgado por praticar jogada violenta e reclamar com o árbitro, e a pena mais rígida chegaria a 18 partidas.

Em 14 de abril, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão. No segundo tempo, durante contra-ataque, Kannemann deu um carrinho por trás em Arrascaeta e foi expulso direto. Ele ficou furioso, peitou o árbitro e reclamou muito (assista abaixo). Daí a denúncia em dose dupla, visto que o comportamento pode ser interpretado como infração a dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Esportiva (CBJD).

O artigo 254 do CBJD prevê suspensão de quatro a 12 partidas para atletas que derem "chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido". Já o inciso II do artigo 258 prega suspensão de uma a seis partidas para quem "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões".

O julgamento será na tarde desta quarta-feira (9). Ainda que seja improvável uma pena máxima neste caso, mesmo uma suspensão pequena já tiraria o zagueiro de duelos importantes: o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (contra o Goiás, na própria quarta), além do Gre-Nal pelo Campeonato Brasileiro no domingo (12).

Não é a primeira vez que Kannemann entra na mira dos tribunais nesta temporada. Há pouco mais de um mês, ele e Renato Gaúcho foram denunciados após o defensor ter forçado um cartão amarelo no Campeonato Gaúcho para não ficar de fora das finais. Mas a dupla fechou acordo com o TJD-RS, e resolveu o caso pagando multas que totalizaram R$ 9 mil.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos