Topo

Kannemann é denunciado no STJD por 'jogada violenta' e pode perder Gre-Nal

Zagueiro pode perder clássico do domingo (12) se for punido pelo STJD - Jeferson Guareze/AGIF
Zagueiro pode perder clássico do domingo (12) se for punido pelo STJD Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Do UOL, em São Paulo

07/05/2018 17h40

Expulso na estreia do Grêmio no Campeonato Brasileiro, há três semanas, Kannemann foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira (7). O defensor será julgado por praticar jogada violenta e reclamar com o árbitro, e a pena mais rígida chegaria a 18 partidas.

Em 14 de abril, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão. No segundo tempo, durante contra-ataque, Kannemann deu um carrinho por trás em Arrascaeta e foi expulso direto. Ele ficou furioso, peitou o árbitro e reclamou muito (assista abaixo). Daí a denúncia em dose dupla, visto que o comportamento pode ser interpretado como infração a dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Esportiva (CBJD).

O artigo 254 do CBJD prevê suspensão de quatro a 12 partidas para atletas que derem “chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”. Já o inciso II do artigo 258 prega suspensão de uma a seis partidas para quem “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”.

O julgamento será na tarde desta quarta-feira (9). Ainda que seja improvável uma pena máxima neste caso, mesmo uma suspensão pequena já tiraria o zagueiro de duelos importantes: o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (contra o Goiás, na própria quarta), além do Gre-Nal pelo Campeonato Brasileiro no domingo (12).

Não é a primeira vez que Kannemann entra na mira dos tribunais nesta temporada. Há pouco mais de um mês, ele e Renato Gaúcho foram denunciados após o defensor ter forçado um cartão amarelo no Campeonato Gaúcho para não ficar de fora das finais. Mas a dupla fechou acordo com o TJD-RS, e resolveu o caso pagando multas que totalizaram R$ 9 mil.