Topo

Grêmio domina, mas para na retranca do Inter e clássico termina sem gols

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/05/2018 17h53

O Gre-Nal 416 terminou sem gols. Neste sábado (12), Grêmio e Internacional se enfrentaram na Arena em clássico com vários destaques dentro de um jogo só, mas as duas equipes não atingiram o principal objetivo. A partida, válida pela quinta rodada do Brasileirão, teve surpresa nas duas escalações, estreia de jogador, reclamações por pênaltis não marcados e até o lançamento de um sinalizador em campo, segundos antes de o árbitro encerrar o clássico.

A partida ficou no 0 a 0 por dedicação enorme da defesa do Inter, mas também por uma jornada ruim de algumas peças decisivas do Grêmio. Everton, Luan e André ficaram devendo na comparação com outras partidas recentes.

Rodrigo Moledo lidera defesa do Inter

O zagueiro foi o principal jogador do Colorado. A estratégia de ficar na defensiva deu mais espaço para o camisa 4 se destacar em um jogo de ataque contra defesa.

Ataque do Grêmio faz jogo pouco criativo

O Grêmio sabia que o Inter jogaria fechado e tentou criar. Ainda assim, demonstrou pouca criatividade para furar uma linha compacta do lado rival. Ponto alto do Tricolor recentemente, o setor ofensivo ficou devendo.

Gre-Nal das surpresas

A primeira faceta do clássico veio com as escalações. Léo Moura acabou vetado e ficou fora até do banco de reservas, em virtude de desconforto muscular. No Inter, D'Alessandro começou no banco depois de acusar problema na coxa direita. Durante a semana, as dúvidas passam longe dos dois veteranos e ambas baixas surpreenderam.

Gre-Nal das estreias

André já havia marcado dois gols em cinco jogos pelo Grêmio, mas nunca tinha encarado o Internacional. Do outro lado, Zeca voltou a atuar depois de quase seis meses. Titular justo na primeira vez com a camisa do Colorado.

Inter se fecha...

O Internacional jogou para não deixar o Grêmio jogar e no primeiro tempo conseguiu. O Tricolor chegou a ter 93% de posse de bola em determinado momento, segundo o Footstats, mas encerrou a etapa inicial sem nenhum chute no gol de Danilo Fernandes.

Mas Grêmio gira

Rodrigo Dourado, Patrick e Zeca se revezaram na estratégia de pressionar (e muito) os volantes do Grêmio. Com a marcação cerrada, Maicon e Arthur tiveram dificuldades na criação de jogo. A dupla, inclusive, errou mais que o habitual e fez a atuação dos donos da casa ficar aquém do nível recente. A saída do Tricolor foi usar bola longa para fugir da pressão, contudo não gerou riscos expressivos.

Pênalti?

Aos 28 do primeiro tempo, Cortez infiltrou na área e caiu após disputa com Fabiano. O camisa 12 do Grêmio ganhou na velocidade e reclamou pênalti pelo puxão do lateral direito do Colorado. O árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou o lance seguir sem titubear para desespero do time da casa e o público presente. No segundo tempo foi a vez de Madson protagonizar outro lance. O lateral direito tentou cruzar e a bola bateu na mão de Victor Cuesta. O toque não foi assinalado e o jogo seguiu.

Chances mais claras depois

No segundo tempo o Grêmio teve chances para marcar. Em uma delas, André errou. Em outra, Danilo Fernandes salvou. Com mais profundidade, o Tricolor ficou perto da vitória. Ainda assim, o insuficiente para confirmar a superioridade prévia do jogo e até com a bola rolando.

Sinalizador no campo e confusão

No fim da partida, um sinalizador foi lançado no gramado e caiu na área do Inter. O objeto queimou próximo ao goleiro Danilo Fernandes, mas não atingiu nenhum atleta. Em seguida, o árbitro encerrou o clássico e teve início uma confusão entre os jogadores, com destaque para Luan e Rossi que tiveram um princípio de briga, mas logo foram contidos pelos companheiros.

Koff une gremistas e colorados

Ex-presidente do Grêmio e do Clube dos 13, Fábio Koff uniu gremistas e colorados. Antes da bola rolar, foi respeitado um minuto de silêncio pelo falecimento do dirigente. O público presente bateu palmas, inclusive no setor visitante. No telão, fotos. Na arquibancada, faixas. No campo, faixas pretas nos uniformes em sinal de luto.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 0 INTERNACIONAL

Data: 12/05/2018 (sábado), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Auxiliares: Fabrício Villarinho e Bruno Raphael Pires
Renda: R$ 2.094.717,00
Público: 51.870 (48.035 pagantes)
Cartões amarelos: Patrick (INT), Lucca (INT), Leandro Damião (INT); Kannemann (GRE), André (GRE), Maicon (GRE);

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson, Kannemann, Pedro Geromel e Cortez; Maicon, Arthur (Cícero), Alisson, Luan e Everton (Lima); André (Thonny Anderson)
Técnico: Renato Gaúcho

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Fabiano, Rodrigo Moledo, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Patrick, Zeca (Gabriel Dias); Rossi (Juan Alano), Lucca e Leandro Damião (Brenner)
Técnico: Odair Hellmann