Topo

0 a 0 ou 3 a 1? Jair preferiu Santos do empate do que etapa com 3 gols

Do UOL, em São Paulo

13/05/2018 22h58

O Santos derrotou o Paraná por 3 a 1, neste domingo (13), pelo Campeonato Brasileiro, após terminar o primeiro tempo com o empate sem gols. Porém, engana-se o torcedor que acredita que o time alvinegro foi melhor na etapa final, quando balançou as redes por três vezes. Pelo menos, não é isso o que pensa o técnico Jair Ventura. Após a partida, ele afirmou que gostou mais dos primeiros 45 minutos do que do segundo tempo.

O treinador justificou a opinião, afirmando que a equipe teve mais posse de bola e criou mais oportunidades do que os adversários. "Eu gostei mais do primeiro tempo. Só não saiu gol. Eu tive mais de 50% de posse. Tivemos mais volume, nossa supremacia foi melhor. Eu gostei mais. Tivemos diversas chance. Tivemos o controle do jogo”, declarou o técnico em entrevista coletiva.

Segundo o site Footstats, o Santos, de fato, teve mais posse de bola no primeiro tempo: 60,7% ante 46,5% na etapa final. Isso, no entanto, não se traduziu em “supremacia”. A equipe paulista deu apenas um chute ao gol no início do jogo, enquanto arriscou contra a meta adversária em quatro oportunidades na etapa complementar.

Na comparação de outros números das duas metades do jogo, o Santos foi melhor na primeira etapa nos cruzamentos, realizou cinco contra um no segundo tempo; nos dribles, fez três ante um; e nas viradas de jogo, completou duas e nenhuma, respectivamente. A equipe ainda teve igualdade nos lançamentos, sete a sete, e nos desarmes, com 11 em cada etapa de jogo.

O treinador santista, porém, não ignorou o óbvio: o Santos só marcou no segundo tempo. "No momento certo", segundo ele. "O mais importante são os três pontos. Com um jogo a menos, ficamos a quatro pontos do líder do Brasileiro. Podemos enconstar na parte de cima da tabela", concluiu.

Se Jair Ventura gostou mais do primeiro tempo, o que será que pensa o torcedor alvinegro?