Topo

Botafogo leva a melhor no jogo aéreo, bate o Flu e sobe no Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2018 21h54

O Botafogo soube aproveitar as jogadas de bola aérea para vencer o Fluminense por 2 a 1, com gols de Rodrigo Lindoso e Kieza (Pedro marcou para o Flu), no Nilton Santos.

Apesar da valentia, faltou fôlego ao Flu, desgastado pela maratona iniciada na viagem a Potosí, para sair da casa botafoguense com um resultado melhor. Com o resultado, o Bota sobe na tabela e ocupa a 7ª posição no Brasileiro, com 8 pontos. Com 7 pontos, o Flu caiu para a 10ª colocação.

No próximo domingo, o Botafogo encara o América-MG, 16h, no Independência. O Fluminense, por sua vez, recebe a visita do Atlético-PR, 19h, no Maracanã.

O melhor: Jefferson segura o Fluminense

O ídolo alvinegro mostrou que a torcida nem precisa sentir saudade do titular Gatito Fernández. Em mais um clássico em sua carreira, o camisa 1 do Bota foi fundamental para parar a artilharia do Tricolor, que parou sempre no paredão alvinegro.

O pior: Renatinho apagadíssimo

O Botafogo fez um primeiro tempo muito ruim no Nilton Santos, mas Renatinho foi ainda um pouco mais abaixo da média. Inoperante na marcação e na criação, o jogador foi tirado por Alberto Valentim e nem voltou para o segundo tempo. Ele foi trocado por Gustavo Bochecha.

Apesar do empate, Flu é superior no primeiro tempo

Diante de um adversário muito bem postado defensivamente, o Botafogo não conseguiu superar o bom bloqueio tricolor. Dono do jogo, o Fluminense ditou o ritmo da primeira etapa e teve as melhores chances para abrir o marcador.

Com o constante apoio de Gilberto e Ayrton Lucas, o Fluminense levou perigo para Jefferson, que foi a grande figura alvinegra. Com um pouquinho mais de capricho, Sornoza, Pedro ou Marcos Jr. poderiam ter aberto a contagem.

Mas quem não fez, levou. Marcinho acertou bom cruzamento, Lindoso se antecipou a Richard, e cabeceou para fazer  1 a 0. O gol foi uma ducha de água fria para o Flu, que viu o Bota crescer e ganhar confiança. Mas o atacante Pedro nem deixou o rival se animar muito, confirmou a boa fase e marcou um belo gol de peito, após ótima trama tricolor. No apito do juiz, aplausos dos tricolores e muita bronca dos alvinegros que foram ao Nilton Santos.

Fechou o tempo

Logo após um contra-ataque fulminante do Flu, Sornoza e Gilson se desentenderam, e o tricolor alegou ter sido agredido pelo alvinegro. O lateral Gilberto veio em disparada em direção ao rival e o tempo fechou no Nilton Santos.

Botafogo liquida o Flu

O jogo na etapa final seguiu fielmente o roteiro dos primeiros 45 minutos. Melhor distribuído em campo, o Flu dominou as ações e tomou conta da partida.

De novo, no entanto, o Tricolor esbarrou em uma atuação segura de Jefferson, que esteve sempre presente quando acionado. Quando mais uma vez era inferior no clássico, o Botafogo levou a vantagem na bola aérea para abrir vantagem. Aos 18, Marcinho levantou e Kieza subiu mais alto que todo mundo para desempatar.

Ao contrário do primeiro tempo, o gol do Botafogo esfriou o Flu, que sentiu o desgaste da viagem para Potosí. Abel Braga abandonou o esquema com três zagueiros, colocou Pablo Dyego e Robinho nas vagas de Renato Chaves e Richard, mas o time, ainda que tenha lutado até o último minuto, não conseguiu um empate que seria o desfecho mais justo para o clássico.

Clássico esvaziado

Seria o horário? O dia? O desinteresse pelo Campeonato Brasileiro? Fato é que o Clássico Vovô desta segunda foi disputado para uma arquibancada vazia no Nilton Santos.

Nova parceria

O Fluminense estampou pela primeira vez a marca da empresa Descomplica, plataforma de ensino online. O Tricolor deu as boas-vindas para sua mais nova parceira comercial.

Flu na Copa

Em dia de convocação para a Copa da Rússia, o Fluminense tirou uma “casquinha” após Thiago Silva e Marcelo terem os nomes confirmados por Tite. Pelas redes sociais, o Flu publicou um vídeo em forma de homenagem aos dois jogadores formados no clube.

BOTAFOGO 2 X 1 FLUMINENSE

Data e hora: 14/05/2018, segunda-feira, às 20h (horário de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Árbitro:  Raphael Claus (SP)
Auxiliares:  Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Gols: Rodrigo Lindoso, aos 26 minutos do primeiro tempo, Pedro, aos 32 minutos do primeiro tempo; Kieza, aos 18 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Renatinho, Carli (BOT); Richard, Luan Peres (FLU)
Cartões vermelhos:
Botafogo
Jefferson, Marcinho, Carli, Igor Rebello e Gilson; Lindoso (Jean), Matheus Fernandes, Renatinho (Bochecha) e Luiz Fernando; Kieza e Brenner (Aguirre).
Técnico: Alberto Valentim 
Fluminense
Júlio César; Renato Chaves (Pablo Dyego), Gum e Luan Peres; Gilberto, Richard (Robinho), Jadson, Sornoza e Ayrton Lucas (Marlon); Marcos Jr. e Pedro.
Técnico: Abel Braga