Topo

Flamengo x Vasco é marcado por técnicos que vivenciam "filme repetido"

O jovem Maurício Barbieri tem o respaldo para continuar no comando do Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
O jovem Maurício Barbieri tem o respaldo para continuar no comando do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/05/2018 04h00

Os históricos rivais Flamengo e Vasco duelam neste sábado (19), às 19h (de Brasília), no Maracanã. O clássico pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro coloca frente a frente dois técnicos que protagonizam uma espécie de "filme repetido" na função. Maurício Barbieri e Zé Ricardo são imagem e semelhança na partida.

Do lado rubro-negro, Barbieri vive situação muito parecida com a de Zé quando passou pela Gávea. Os dois assumiram o cargo sob desconfiança e sendo funcionários do clube. A diferença é que o atual técnico do Vasco tinha uma história na base rubro-negra, enquanto o interino da vez chegou apenas no início do ano para integrar a comissão técnica fixa.

Zé Ricardo foi efetivado no Flamengo após a 11ª partida e ficou no Ninho do Urubu até o ano passado. Maurício Barbieri já tem os mesmos 11 jogos no comando, mas um aproveitamento superior ao do amigo - 66,6% contra 51,4%.

Zé Ricardo reconheceu que o Vasco passa por altos e baixos - Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br - Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Zé Ricardo vive situação delicada no Vasco após a eliminação na Copa Libertadores
Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Ainda assim, não existe previsão para a efetivação. Os erros do passado são driblados pela diretoria para que o jovem profissional não tenha de lidar com uma pressão extra no cargo, fator que assombrou Zé Ricardo no clube.

"Qual é a diferença de interino e efetivo? O efetivo tem estabilidade? Essa coisa de interino é até uma maneira de dar segurança para ele não ficar jogado às feras. Ele é o titular da nossa comissão permanente”, afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello.

Por outro lado, Zé Ricardo já vive no Vasco a mesma situação incômoda que atravessou no Rubro-negro pouco antes de ser demitido. Eliminado da Copa Libertadores e em situação delicadíssima na Copa do Brasil, o comandante precisa dar a resposta com um elenco limitado em mãos e diante de um clube em efervescência política.

A situação está longe de ser confortável. O Vasco lida com salários atrasados e uma pressão enorme por mudanças. Nos últimos seis jogos, o Cruzmaltino perdeu três vezes, empatou em duas oportunidades e triunfou apenas em um compromisso.

Apesar do discurso da diretoria apontar para a manutenção do trabalho, Zé Ricardo sabe bem que nenhum técnico sobrevive à crise sem resultados. Foi assim no Flamengo, quando era respaldado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello e acabou substituído por Reinaldo Rueda. A luta é para que essa parte do filme não se repita. Um clássico deste porte sempre vale muito. Para Zé e Barbieri, o de sábado vale ainda mais.

FLAMENGO X VASCO

Data/hora: 19/05/2018, às 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vinicius Júnior; Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri

Vasco
Martín Silva; Rafael Galhardo, Werley, Breno e Henrique; Desábato, Wellington, Wagner, Caio Monteiro e Yago Pikachu; Andrés Rios
Técnico: Zé Ricardo