Topo

Borja brilha em despedida antes da Copa do Mundo e Palmeiras vence o Bahia

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

19/05/2018 22h51

Borja se despediu do Palmeiras em grande estilo. Na última partida antes de se apresentar à seleção colombiana para a Copa do Mundo, o atacante foi peça importante na vitória alviverde por 3 a 0 sobre o Bahia, neste sábado (19) à noite, no Allianz Parque. Os gols dos donos da casa foram marcados por Willian, Antônio Carlos e Borja.

Autor de uma assistência e do terceiro tento, o atacante viaja para a Colômbia neste domingo. Borja integra a lista de 35 convocados e, se for escolhido para integrar os 23 selecionados que vão disputar a competição na Rússia, só volta ao Brasil no segundo semestre.

O Palmeiras, porém, volta a jogar nesta quarta-feira (23), no Allianz Parque, pela Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas de final com o América-MG, em Belo Horizonte, os paulistas ganharam por 2 a 1. Por isso, a equipe vai atuar com a vantagem do empate neste segundo confronto.

Já no Brasileiro, o Palmeiras passa a somar 11 pontos na tabela de classificação, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Na próxima rodada, o Alviverde recebe o Sport, no sábado (26).

O melhor: Borja tem atuação decisiva

O colombiano foi o grande destaque da vitória alviverde. O centroavante deu uma assistência e marcou um gol na partida, ambos no primeiro tempo da partida. Ele ainda quase deixou o segundo dele no instante seguinte, ao desviar cruzamento da esquerda e tirar tinta da trave. Substituído aos 26 minutos da etapa final, Borja deixou o campo aplaudido pela torcida.

Acelerado, Palmeiras abre o placar no início
Willian comemora gol contra o Bahia - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Embalado pela campanha da Libertadores e com o apoio da torcida, o Palmeiras não perdeu tempo e abriu o placar logo nos primeiros instantes do jogo. Após boa troca de passes, Keno lançou para Borja. O colombiano invadiu a área, superou o adversário e mandou para o Willian, que só teve o trabalho de completar para o gol.

Bahia tenta dar o troco e trave salva

O Palmeiras até tentou manter o ritmo acelerado mesmo com a vantagem no placar, mas o Bahia passou a chegar nos contragolpes e quase empatou. Em uma destas investidas, Léo cruzou para Lucas Fonseca, que finalizou para o gol de Jaílson e a acertou a trave.

Antônio Carlos amplia vantagem alviverde
Antônio Carlos comemora gol contra o Bahia - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Mesmo com as investidas do Bahia, o Palmeiras manteve o domínio na primeira etapa e fez mais um. Em cobrança de escanteio da direita, Marcos Rocha tocou para Lucas Lima, que devolveu para o lateral. Bem posicionado, o ala fez o cruzamento na medida para Antônio Carlos, que mandou para o fundo das redes.

Chance para mostrar serviço

Um jogador do Bahia tinha um motivo a mais para mostrar serviço no jogo deste sábado. No início deste ano, o Palmeiras acertou com o Tricolor baiano a preferência para a compra dos direitos de Zé Rafael, em acordo válido por dois anos. O meio campista, no entanto, tentou manter a calma.

"Não penso nisso. Tem muito tempo ainda para abrir e fechar a janela de transferência. Estou completamente focado agora no Bahia. O Palmeiras tem elenco muito forte", disse Zé Rafael antes do jogo.

Dentro de campo, o meia protagonizou um belo lance na primeira etapa, quando recebeu cruzamento da esquerda e emendou uma meia bicicleta. A bola passou perto e por muito pouco o jogador não marcou um golaço.

Borja faz mais um

O Palmeiras aproveitou o momento positivo e guardou mais um antes do término do primeiro tempo. Lucas Lima deu o passe para Borja dentro da área. O colombiano, que teve ótima participação na etapa inicial, chutou cruzado e fez o terceiro.

Torcida devolve camisa de artilheiro

Empolgado para comemorar o terceiro gol, Borja foi em direção da torcida. Sem parar para pensar, ele jogou a camisa para em direção das cadeiras onde fica a organizada do Palmeiras. O público fez a festa, mas devolveu o manto para o atacante poder continuar em campo. Pela entusiasmada festa, o artilheiro recebeu o cartão amarelo.

Domínio alviverde

Como era de se esperar, o Palmeiras até diminuiu um pouco o seu ritmo no início do segundo tempo. Porém, a equipe da casa não deixou com que o adversário crescesse e criou boas oportunidades. Os baianos. por sua vez, sofreram para furar o sistema defensivo alviverde.

Bahia precisa trocar de goleiro
Douglas, do Bahia, se machuca contra o Palmeiras - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Para complicar ainda mais a situação do Bahia, o técnico Guto Ferreira perdeu o goleiro Douglas Friedrich logo no início do segundo tempo. O arqueiro sentiu lesão após cobrar tiro de meta e precisou ser substituído. Anderson entrou na vaga.

O que foi isso, Willian?

A festa do Palmeiras estava completa, mas, de maneira incrível, Willian perdeu a oportunidade de fazer mais um. Após bela troca de passes entre Lucas Lima e Keno, o atacante recebeu sozinho na área e só tinha o trabalho de mandar para o gol. Porém, quando a torcida já se preparava para comemorar o quarto gol, ele acertou o travessão.

Time baiano vê jejum aumentar

Com a derrota, o Bahia chegou ao quarto jogo consecutivo sem vitória no Campeonato Brasileiro. Além disso, a equipe de Guto Ferreira tem a incômoda marca de não conseguir balançar a rede como visitante na competição. Em três jogos fora de casa, foram sete gols sofridos e nenhum feito.

Ficha técnica
Palmeiras 3 x 0 Bahia

Data: 19 de maio de 2018
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Público: 26.351
Renda: R$ 1.517.906,22
Cartões amarelos: Borja (PAL), Lucas Lima (PAL), Antônio Carlos (PAL); Lucas Fonseca (BAH), Júnior Brumao (BAH)
Gols: Willian (PAL), aos 2min do 1ºT; Antônio Carlos (PAL), aos 32min do 1ºT, Borja (PAL), aos 41min do 1ºT
Palmeiras
Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique e Lucas Lima; Willian, Keno (Guerra) e Borja (Hyoran). Técnico: Roger Machado.
Bahia
Douglas Friedrich (Anderson); Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Vinícius (Flávio), Zé Rafael e Élber; Júnior Brumado (Régis). Técnico: Guto Ferreira.