Topo

Grêmio sofre (de novo) contra retranca e não sai do 0 a 0 com Paraná

Do UOL, em Porto Alegre

20/05/2018 17h55

O Grêmio encontrou pela frente uma retranca bem montada, de novo. E a exemplo do que tinha acontecido contra o Inter, não conseguiu marcar. Neste domingo (20), o Paraná postou-se tal qual o Colorado e segurou um 0 a 0, no Durival de Britto, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. 

Com 9 pontos, o Tricolor caiu para o sétimo lugar na classificação. Já o Paraná somou seu segundo ponto na competição e segue na lanterna. Na próxima rodada, o time gaúcho terá pela frente o Ceará. Já os paranaenses jogam o clássico contra o Atlético-PR. Ambos os jogos serão no domingo. 

Seja na formação ou na postura, o Paraná montou espelho do Internacional no clássico. Teve os mesmos problemas e pouco atacou. Mas conseguiu segurar o Grêmio e somou um ponto. 

Foi bem: Júnior controla ataque gremista

Novo titular do Paraná, Júnior foi destaque do setor defensivo do time da casa. Controlou Maicosuel e Cortez, que buscaram suas costas repetidamente principalmente no primeiro tempo. 

Foi mal: Maicosuel perde nova chance

Se Júnior foi bem, Maicosuel foi mal no mesmo setor. O meia-atacante gremista não conseguiu comprovar valor e ocupar definitivamente a vaga deixada pela lesão de Everton. Acabou substituído por Pepê. 

Luan é perseguido por adversários

Não foi apenas muito bem marcado, Luan foi perseguido por adversários. Os jogadores do Paraná passaram a etapa inicial alternando faltas no meia-atacante gremista. Teve carrinho, mão no rosto, pisão, até que foi Carlos o premiado com cartão amarelo. Luan por pouco não perdeu a cabeça e discutiu muito durante o jogo.

Paraná repete Inter e monta 'retranca'

Se o técnico Renato Gaúcho reclamou da conduta do Internacional no último domingo, tem razões de sobra para fazer o mesmo. O Paraná montou sua equipe o espelho do Colorado no clássico Gre-Nal, que terminou 0 a 0 na Arena. Um 4-1-4-1 com linhas recuadas sem espaços para Luan às costas dos volantes e ainda povoando o centro do campo para atrapalhar a criação que partia de Maicon. Com a bola, buscava transição rápida e conclusão de onde fosse possível. Sofreu, porém, pela ausência de um atacante de maior imposição.

Grêmio é o Grêmio. Posse, paciência e pressão

O Grêmio repete o 'mantra' de Renato Gaúcho: não muda sua forma de atuar. Por isso, tratou de manter a posse de bola e trocou uma série de passes para abrir a defesa paranista. Luan foi bem marcado na maior parte do tempo, Maicon também, e aí faltaram opções. O lado esquerdo foi o preferido para tentar abalar a defensiva adversária, mas a ausência de Everton também pesou e o entrosamento de Maicosuel com Cortez não era o mesmo.

Lance feio: Kannemann e Thiago Rodrigues se cortam em choque

Aos 18 minutos do segundo tempo, um lance muito feio forçou a parada do jogo. Kannemann, ao tentar a conclusão de cabeça após um escanteio, acertou o goleiro Thiago Rodrigues na altura da testa. Ambos saíram mal do choque. O argentino e o camisa 1 tiveram cortes profundos no rosto e sangraram bastante. Foram atendidos pelos médicos dos clubes e ambos seguiram em campo. Mas a cena foi forte e forçou sete minutos de recuperação no segundo tempo. 

Micale escala meia no ataque e atacante na meia

O técnico do Paraná observou bem o clássico Gre-Nal. Montou o Paraná um espelho do Inter. Só que inovou com as peças que tem. Utilizou o atacante Carlos, ex-Atlético-MG e Inter, como extrema pela direita e levou o meia Caio Henrique, ex-Santos e Atlético de Madrid, para o comando de ataque.

Renato tenta jovens e Cícero de volante

Na ideia de ter volantes criativos, Renato Gaúcho tentou ampliar o potencial ofensivo de seu time com Cícero. Sem Arthur, lesionado, viu dificuldades do Grêmio ter oportunidades de gol. E para dar ousadia ao time, optou por jovens. Pepê, uma das principais promessas do time, entrou na fase final. A última alternativa foi puxar Ramiro para lateral e colocar Lima na direita. Mais poder de ataque contra um rival que só se defendeu. 

FICHA TÉCNICA
PARANÁ 0 X 0 GRÊMIO
Data
: 21/05/2018 (Domingo)
Local: estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva e Luciano Benevides de Sousa
Cartões amarelos: Carlos (PAR), Jhonny Lucas (PAR); Pepê (GRE);

PARANÁ
Thiago Rodrigues; Júnior (Alemão), Neres, Cleber Reis e Mansur; González, Vilela (Léo Itaperuna), Caio Henrique (Alex Santana), Jhonny Lucas e Silvinho; Carlos.
Técnico: Rogério Micale

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura (Lima), Bressan, Kannemann e Cortez; Maicon, Jaílson (Cícero), Ramiro, Luan e Maicosuel (Pepê); André.
Técnico: Renato Gaúcho