Topo

Copa 2018

Na lista de "reservas" de Tite, Dudu é liberado para jogar pelo Palmeiras

Dudu, atacante do Palmeiras, na partida contra o Junior Barranquilla, pela Libertadores - Daniel Vorley/AGIF
Dudu, atacante do Palmeiras, na partida contra o Junior Barranquilla, pela Libertadores Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis

25/05/2018 13h38Atualizada em 02/06/2020 04h50

O atacante Dudu, do Palmeiras, e os demais presentes na lista "reserva" de convocados da seleção brasileira estão liberados para defender seus clubes no Campeonato Brasileiro. No início da tarde desta sexta-feira, depois de o UOL Esporte apurar que o palmeirense estava livre para jogar no fim de semana, a CBF informou a liberação dos demais atletas.

Dudu havia ficado fora da partida contra o América-MG, pela Copa do Brasil, na quarta-feira (23), por estar presente na lista de 35 convocados pelo técnico Tite para a Copa do Mundo.

- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Por precaução, o clube evitou escalar o atleta com medo de uma eventual punição aplicada pela Fifa. Como havia revelado a coluna "De Primeira", do UOL, a CBF demorou a entrar em contato direto com a Fifa e ficou sem resposta para o impasse a respeito do regulamento geral da Copa - que determinava que os atletas presentes à lista de 35 convocados não poderiam entrar em campo a partir do dia 21 de maio (última segunda).

Com isso, ele poderá enfrentar o Sport, no sábado. O jogo está marcado, inicialmente, para 19h, mas há um pedido de adiamento por parte dos pernambucanos por conta da greve dos caminhoneiros.

Dez nomes da lista "reserva"

Dedé, do Cruzeiro, foi o primeiro a ser confirmado na lista de 35 nomes. A revelação foi feita pelo próprio Tite durante o anúncio dos 23 escolhidos para a Copa do Mundo. No mesmo dia, a comissão técnica informou que o goleiro Neto, do Valencia, também fazia parte da relação.

Segundo apurou o UOL Esporte, também estão na lista o lateral-direito Rafinha (Bayern de Munique), o zagueiro Rodrigo Caio (São Paulo), o lateral-esquerdo Alex Sandro (Juventus), os volantes Arthur e Maicon (Grêmio), o meia Giuliano (Fenerbahce) e o atacante Luan (Grêmio).

*Colaborou Thiago Fernandes, do UOL, em Belo Horizonte

Copa 2018