Topo

Artilheiro e "válvula de escape", Vinicius Jr. comanda o líder Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/05/2018 04h00

Vinicius Júnior divide com Lucas Paquetá o protagonismo do Flamengo na temporada até aqui. No Campeonato Brasileiro, no entanto, é o futuro jogador do Real Madrid-ESP que dá as cartas. Artilheiro do Rubro-negro em 2018, com dez gols, o jovem de 17 anos foi mais uma vez fundamental na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no último sábado (26), no estádio Independência.

O Flamengo utilizou apenas uma bola para garantir os três pontos e retomar a liderança. Vinicius Júnior puxou o contra-ataque, deixou o zagueiro para trás com categoria e velocidade, levantou a cabeça e só rolou para Everton Ribeiro estufar as redes. O tento foi praticamente inteiro do camisa 20. Além de fazer gols, ele tem sido a “válvula de escape” rubro-negra na competição.

Dos dez gols marcados na temporada, Vinicius Júnior fez quatro no Brasileirão. Ele também costuma participar de praticamente todas as jogadas do Flamengo que terminam no fundo da rede adversária - foram três assistências diretas.

Ainda que alterne picos de genialidade com momentos de extrema irregularidade, o atacante é de quem o Rubro-negro mais pode esperar algo diferente. Desta forma, assumiu a titularidade incontestável na equipe e tem feito a diferença no torneio por pontos corridos.

Enquanto não há decisão sobre a apresentação ao Real Madrid, Vinicius Júnior acumula números positivos com a camisa do clube de coração. Aos 17 anos, ele soma 64 jogos oficiais pelo Rubro-negro, sendo 24 como titular. São 14 gols marcados e cinco assistências.

A relevância conquistada já parece definitiva. Hoje, o Flamengo sem Vinicius Júnior é um time praticamente órfão da capacidade de surpreender. A inexperiência prejudica em alguns momentos, mas não resta dúvida de que o jovem ainda tem muito mais a dar ao Rubro-negro.