Topo

Botafogo joga mal, comete lambança e só empata com Vitória no Engenhão

Do UOL, em Santos (SP)

27/05/2018 17h51

Tudo igual no Engenhão. Em duelo fraco realizado na tarde deste domingo (27), pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Vitória encontraram enorme dificuldade no setor de criação e não saíram de um empate por 1 a 1 – que aconteceu graças a vacilos das defesas das duas equipes, principalmente do time carioca.

Acompanhado por menos de seis mil pessoas presentes no estádio, o jogo ficou marcado por uma lambança da defesa do Botafogo, em especial de Jefferson, que saiu jogando mal após ter a bola recuada por Bochecha e ‘entregou’ o gol ao Vitória. O goleiro, porém, redimiu-se em seguida ao dar uma assistência (em ligação direta) para Kieza empatar.

O Botafogo perde a chance de encostar no pelotão de cima da tabela e, com nove pontos, segue na 11ª posição. O Vitória, por sua vez, chega aos oito e consegue se distanciar um pouco mais da zona de rebaixamento.

Os dois times retornam aos gramados na próxima quarta-feira (30), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo faz visita ao São Paulo, no Morumbi, às 21h, enquanto o Vitória recebe o Internacional, no Barradão, um pouco mais cedo: às 19h30.

O melhor: Neilton

Não teve grande atuação, mas foi o mais lúcido em campo. Soube aproveitar os cochilos do Botafogo, especialmente no lance do gol do Vitória, em que roubou a bola e serviu Denílson.

O pior: Gustavo Bochecha

Irritou a torcida presente no Engenhão. Inseguro, abusou dos recuos para o goleiro Jefferson e acabou substituído já no intervalo pelo técnico Alberto Valentim.

38 minutos de darem sono no Engenhão...

Não é nenhum absurdo dizer que o primeiro tempo no Engenhão vinha sendo um dos piores do Campeonato Brasileiro. Desde o apito inicial, o que se viu foi um show de passes errados, pouca objetividade e muita irritação da torcida do Botafogo, que a quase todo momento via o meio-campo do seu time tocar bola sem levar perigo e sua defesa recuar a bola para Jefferson.

... e 10 minutos eletrizantes, graças a Jefferson

E de tanto o Botafogo recuar a bola para seu goleiro, uma hora deu errado – e o Vitória aproveitou. Gustavo Bochecha acionou Jefferson, que cortou Denílson e deu um passe na fogueira para a lateral, em direção a Marcinho. Esperto, Neílton se antecipou e cruzou na medida para Denílson abrir o placar, aos 38min. O jogo melhorou e, cinco minutos depois, em mais uma bola recuada, Jefferson se redimiu. A ligação direta do goleiro deu certo, Kieza aproveitou o cochilo de Ramon e, ao entrar na área, deixou tudo igual no Engenhão.

Valentim arrisca, mas time não responde

Insatisfeito com o que o Botafogo produziu na etapa inicial, Alberto Valentim já voltou do intervalo com o uruguaio Aguirre na vaga de Bochecha. Pouco depois, colocou mais um atacante em campo: Ezequiel, na vaga de João Pedro. Na teoria, era para o Botafogo buscar mais o ataque, mas não foi o que aconteceu. O equilíbrio entre as equipes - e o jogo de baixo nível - permaneceu.

Lance polêmico nos acréscimos. Bota reclama

O Botafogo pediu pênalti em um dos últimos lances da partida. Kieza caiu após contato de Aderllan e reclamou com o árbitro, que mandou o jogo seguir. Lance polêmico.

Yago faz estreia segura pelo Botafogo

Emprestado pelo Corinthians, Yago fez sua estreia com a camisa do Botafogo (entrou na vaga de Carli, suspenso), e não comprometeu. Não participou da lambança no gol do Vitória e teve atuação segura.

BOTAFOGO 1 X 1 VITÓRIA 

Estádio: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 27/05/2018 (domingo)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP) 
Público/Renda: 4.779 pagantes e 5.857 presentes / R$ 129.145,00 
Cartões amarelos: Rhayner, Jeferson, Neilton e Yago (Vitória); Matheus Fernandes (Botafogo) 
Gols: Denílson, aos 36min, e Kieza, aos 44min do primeiro tempo

BOTAFOGO
Jefferson; Marcinho, Yago, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes e Gustavo Bochecha (Rodrigo Aguirre); Luiz Fernando (Leo Valencia), João Pedro (Ezequiel) e Kieza
Técnico : Alberto Valentim 

VITÓRIA
Elias; Lucas, Aderllan, Ramon e Jeferson; Rodrigo Andrade, Zé Welison e Rhayner (Lucas Fernandes); Neilton, Wallyson (André Lima) e Denílson (Yago)
Técnico: Vagner Mancini