Topo

Ceará quase mudou a vida de Arthur, joia do Grêmio e do Barcelona

Ceará, adversário do Grêmio neste domingo, tentou empréstimo de Arthur em 2017 - Pedro Vale/AGIF
Ceará, adversário do Grêmio neste domingo, tentou empréstimo de Arthur em 2017 Imagem: Pedro Vale/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/05/2018 04h00

Arthur já está acertado com o Barcelona, foi selecionado por Tite para a lista de 35 nomes de olho na Copa do Mundo e é titular absoluto do Grêmio. Mas no início do ano passado essa história poderia ter descambado para outro lado. O Ceará, que recebe o Tricolor neste domingo (27) pela sétima rodada do Brasileirão, queria o volante emprestado.

O empréstimo, segundo o Grêmio, nunca chegou a ser considerado de fato. Mas o status do camisa 29 naquele momento fez muita gente ligada a Arthur a pensar no negócio.

Para essas pessoas, o período em Fortaleza e na Série B poderia ajudar Arthur a evoluir. A amadurecer ainda mais o estilo de jogo que encantou os dirigentes do Barcelona e rendeu acordo de 30 milhões de euros (R$ 127,6 milhões na cotação atual).

Arthur estava há tempos fora dos times de base e na equipe de transição, considerado um time de apoio ao elenco principal. Mas, sem perspectiva a curto prazo. Esse cenário fez o volante pensar em sair de Porto Alegre para atuar com regularidade e seguir período de formação para voltar ao Grêmio depois. O Ceará levantou a ficha dele e fez contato.

Os dirigentes cearenses, à época, pediram dois jogadores do Grêmio emprestados: Arthur e Lima. O segundo foi, de fato, cedido e teve bom papel durante a Série B do Brasileiro. Já o volante seguiu na Arena e ouviu que iria receber chances. Escutou que o plano era explorar as categorias de base e ele estava no topo da lista de joias a serem lapidadas.

Os dirigentes do Grêmio daqueles tempos rechaçam a versão de que a saída quase se concretizou e acabou não sendo assinada por detalhes. O estafe de Arthur também. Por ali, também houve interesse de pelo menos mais cinco clubes na cessão do volante.

Arthur ganhou Renato em um jogo da Primeira Liga na Arena. Foi escalado em abril diante do Guaraní-PAR, pela Libertadores, e o resto é história. No encontro entre Ceará e Grêmio o volante é desfalque, em recuperação de lesão muscular.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ X GRÊMIO

Data e hora: 27/05/2018 (domingo), às 19h (Brasília)
Local: estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Transmissão na TV: Sportv e PPV
Árbitro: Wagner Reway
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha Matos e Eduardo Goncalves da Cruz

CEARÁ: Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Rafael Pereira, Rafael Carioca; Richardson, Juninho e Ricardinho; Eder Luís, Wescley e Élton
Técnico: Jorginho

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Maicon; Ramiro, Cícero e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho