Topo

Contra o Cruzeiro, Santos pretende acabar com "maldição" da camisa 9

Os atacantes Gabigol e Sasha sofrem nesta temporada na posição de centroavante - Ivan Storti/SantosFC
Os atacantes Gabigol e Sasha sofrem nesta temporada na posição de centroavante Imagem: Ivan Storti/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/05/2018 04h00

O Santos busca contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Pacaembu, superar o atual cenário de crise que vive na temporada. Vencer na capital paulista, na partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, passa pelo fim de uma espécie de maldição que acompanha os escolhidos de Jair para a função de camisa 9.

O problema recai, atualmente, sobre Eduardo Sasha. Destaque do Santos no início da temporada, o camisa 27 já não marca há nove jogos, os últimos cinco atuando na posição de centroavante. Sasha viveu a melhor fase na Vila Belmiro atuando aberto pelo lado direito. O posicionamento rendeu ao jogador gols decisivos e, principalmente, a aprovação de diretoria, que se movimentou para antecipar a sua contratação em definitivo, aproveitando uma troca envolvendo o lateral esquerdo Zeca, então em litígio com o clube.

Sasha virou centroavante pois Jair Ventura deu a Gabriel na partida de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Luverdense-MT, em 10 de maio, a chance de voltar a posição que mais rendeu no Santos, entre 2015 e 2016, jogando aberto pelo lado direito, com movimentação mais livre. O resultado foram os três gols marcados pelo jogador na goleada por 5 a 1. Na partida seguinte, novamente atuando aberto pelo lado do campo, mais dois gols contra o Paraná.

Antes disso, Gabigol também foi outra vítima da função de "camisa 9". Foram oito partidas sem marcar e muitas cobranças por parte da torcida, fazendo até mesmo com que o técnico Jair Ventura fosse a público em sua defesa.

"Tivemos paciência, não fomos na onda. E na mesma onda estaria o Gabriel, pois todos queriam matar ele: 'tira, barra...', mas o treinador aqui é insistente e ele [Gabriel] nos deu a terceira vitória consecutiva na Libertadores", disse à época.

Tanto Sasha como Gabriel passaram por problemas similares atuando mais centralizados. Apesar de exercerem as funções, ambos tem porte físico menos favorável, principalmente para aproveitarem a série de cruzamentos realizados pela equipe ao longo das partidas. Só no empate por 0 a 0 diante do Real Garcilaso-PER foram 50 tentativas.

Gabriel também já confessou que quando atuava na função levava constantes broncas do treinador santista pelo fato de fugir do posicionamento. Jair nunca escondeu o desejo de contar com um típico camisa 9 para que o Santos consiga fluir melhor em seu jogo.

O técnico iniciou o ano com Rodrigão como titular. O jogador marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 diante do Linense, em Lins, mas caiu em esquecimento com Jair após desempenho pouco convincente nas partidas seguintes. Posteriormente, já sem espaço e muito criticado pela torcida, acabou emprestado ao Avaí. No clube catarinense, porém, já marcou quatro gols em oito partidas.

Recentemente, externou ter negado a liberação do jovem Yuri Alberto para a seleção brasileira sub-20 alegando ser o único jogador com essa característica no atual elenco. O jovem, que recém-completou 17 anos, entrou em quatro das últimas cinco partidas da equipe.

De 2015 a 2017, o Santos contou com o centroavante Ricardo Oliveira, atualmente no Atlético-MG, como titular absoluto da posição. Curiosamente, o Pacaembu, palco da partida, foi o último lugar em que Sasha marcou pelo Santos, na semifinal do Paulista contra o Palmeiras, em 27 de março. Na ocasião, a equipe venceu por 2 a 1, mas acabou eliminada nos pênaltis.

Vitor Bueno é o novo desfalque de Jair Ventura

Para a partida, o Santos não poderá contar com o meia Vitor Bueno, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo diante do Garcilaso, na última quinta-feira, e desfalcará a equipe entre três e quatro semanas. Além dele, os volantes Alison e Guilherme Nunes e o atacante Arthur Gomes também estão fora por lesões.

Victor Ferraz, que desfalcou o Santos contra os peruanos, segue com dores lombares e é dúvida para o duelo diante do Cruzeiro. Caso ele não jogue, Daniel Guedes será mantido como titular da lateral direita.

Uma possibilidade para suprir a ausência de Bueno, titular nas últimas partidas, é a escalação do atacante Bruno Henrique, liberado pelo departamento médico após se recuperar de lesão no adutor da coxa esquerda. O jogador, no entanto, ainda não está 100% fisicamente.

Se jogar, o treinador pode recuar Rodrygo para a função de Bueno ou optar pela entrada de outro meio-campista na função. O setor, por sinal, é um dos mais criticados.

Cruzeiro terá zagueiro Dedé para se recuperar no Brasileiro

Com apenas um ponto a mais do que o Santos, o Cruzeiro busca se recuperar na competição após a derrota no clássico para o Atlético-MG, no último sábado (19).

Para a partida, o técnico Mano Menezes recebeu o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a escalação do zagueiro Dedé, incluído na lista dos pré-convocados pelo técnico Tite para a Copa do Mundo.

Mano não poderá contar com o meia Arrascaeta, que já está com a seleção uruguaia, e nem com Rafinha, que trata de uma pubalgia. O técnico sinalizou que dificilmente optará pela escalação de Raniel e Sassá juntos. Outra definição acontecerá na lateral direita. Lucas Romero e Edilson disputam a vaga.

FICHA TÉCNICA
Santos x Cruzeiro

Data
: 27 de maio de 2018, domingo
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz (Daniel Guedes), Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Diego Pituca, Jean Mota e Vecchio (Bruno Henrique); Gabriel Barbosa, Eduardo Sasha e Rodrygo. Técnico: Jair Ventura

Cruzeiro: Fábio; Edilson (Lucas Romero), Léo, Murilo (Dedé) e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Rafael Sobis; Sassá. Técnico: Mano Menezes