Topo

Everton iguala marca de Luan e confirma status de peça-chave no Grêmio

Meia-atacante tem mesmo número de gols e assistências que Luan neste ano - Stephan Eilert/AGIF
Meia-atacante tem mesmo número de gols e assistências que Luan neste ano Imagem: Stephan Eilert/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

28/05/2018 04h00

A assistência de Everton para o gol de Thonny Anderson confirmou algo que muitos gremistas já sabiam: o camisa 11 é peça-chave no time de Renato Gaúcho neste ano. O passe no Castelão fez ele igualar Luan no ranking dos garçons da equipe gaúcha. Em gols marcados, ele também está colado com o meia-atacante que há tempos é o principal jogador do Grêmio.

Everton chegou a cinco assistências em 2018, o mesmo número de Luan, e só fica atrás de Jael quando o assunto é deixar algum companheiro na cara do gol para marcar.

"O Everton faz falta pelo momento que ele vive. Está atravessando uma fase muito boa. Ele nos ajudou muito, mas no primeiro tempo estava com a perna meio pesada. No segundo tempo, voltou a ser o Everton e nos ajudou na jogada do gol", disse Renato Gaúcho.

A volta do camisa 11 também coincidiu com o retorno de um jogo mais vertical e capaz de furar retrancas. A presença em campo na sétima rodada do Brasileirão, aliás, foi surpreendente.

"(Tenho que) Valorizar o trabalho dos fisioterapeutas por essa volta, até antes do previsto. Fiquei muito feliz com a notícia de que ia voltar", comentou Everton. "Até falei para o professor e disse que podia me escalar, falei que estava 150% pronto. Voltei e pude ir bem. Nem parecia que eu tinha ficado fora", completou.

O prognóstico inicial indicava três semanas de recuperação para o meia-atacante. O retorno aconteceu 15 dias depois do diagnóstico de uma lesão de grau dois na coxa. Melhor para o Grêmio. Melhor para Renato.

Com 23 jogos disputados na temporada, Everton também está entre os jogadores que mais fizeram gols pelo Grêmio até aqui. Foram oito bolas na rede. Outra vez marca idêntica a Luan. Assim, o camisa 11 e o 7 dividem o posto de artilheiros do time.

Na quarta-feira, o Grêmio volta a jogar pelo Brasileirão e recebe o Fluminense às 21h45 (Brasília). Everton estará lá de novo para comprovar que tem sido peça-chave. Com, dribles, passes e gols.