Sóbis dá vitória ao Cruzeiro e deixa Palmeiras pressionado para clássico

Do UOL, em São Paulo

Em um jogo de poucas chances claras, o Cruzeiro levou a melhor no Mineirão e venceu por 1 a 0 o Palmeiras nesta quarta-feira (30), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Rafael Sóbis fez o gol decisivo no segundo tempo, aproveitando falha da defesa alviverde: Edu Dracena errou ao tentar cortar o cruzamento de Robinho.

Foi a segunda vitória seguida do Cruzeiro e também a segunda derrota consecutiva do Palmeiras. O time celeste subiu para a sexta posição no Brasileiro, com 13 pontos, enquanto os alviverdes caíram para o 10º lugar, com 11.

O resultado aumenta a pressão sobre o time paulista, que tentará buscar a recuperação no clássico contra o São Paulo no próximo sábado (2), no Allianz Parque. Já os mineiros voltam a campo no domingo (3), fora de casa, diante do Ceará.

O melhor: Rafael Sóbis

Pedro Vale/AGIF

A partida teve poucos momentos de brilho no ataque, mas Sóbis aproveitou bem uma das únicas falhas defensivas do duelo. Edu Dracena errou ao tentar cortar um cruzamento baixo de Robinho e a bola sobrou para o atacante, que girou rápido e bateu cruzado. Também ajudou bastante na marcação pela esquerda e travou duelo interessante com Marcos Rocha, arrancando um cartão amarelo do adversário.

O pior: Lucas Lima

Pedro Vale/AGIF

Mais uma vez, o armador palmeirense fez um jogo muito apagado. Sem conseguir achar passes incisivos para quebrar a boa marcação do Cruzeiro, basicamente se limitou a tocar a bola para trás. Foi substituído pela terceira vez seguida por Hyoran, desta vez já no intervalo.

Cruzeiro toma a inciativa, Palmeiras espera

Jogando em casa, o Cruzeiro tomou as rédeas da partida desde o apito inicial. O time mineiro ficou mais com a bola e procurou trocar passes rápidos para abrir a defesa alviverde, às vezes deixando os dez jogadores de linha no campo de ataque. Já o Palmeiras se fechou, com Lucas Lima e Willian tentando bloquear os passes no meio-campo e duas linhas de quatro mais atrás, à espera de um contra-ataque. O primeiro tempo foi de muita marcação e pouquíssima emoção.

Sassá atormenta os zagueiros e perde boa chance

O Cruzeiro foi superior na primeira etapa e, apesar de não criar muitas oportunidades claras, foi mais perigoso que o Palmeiras. Robinho, Thiago Neves e Rafael Sóbis procuraram muitas bolas para Sassá, que atormentou os zagueiros rivais: Edu Dracena e Antônio Carlos sofreram contra a força física do centroavante. Sassá ainda perdeu a melhor chance dos primeiros 45 minutos ao receber cruzamento da esquerda e cabecear para fora. No segundo tempo, caiu de produção e foi substituído por Raniel.

Erros técnicos atrapalham plano do Palmeiras

Pedro Vale/AGIF

Jogando mais recuado, o Palmeiras até teve chances de contra-atacar em velocidade após roubar a bola, mas os erros técnicos prejudicaram uma boa execução do plano de jogo alviverde. Dudu e Keno, os principais responsáveis por puxar os contragolpes, fizeram partidas apagadas tecnicamente e erraram muitas jogadas que poderiam proporcionar lances de perigo. Lucas Lima também foi mal e deu lugar a Hyoran no intervalo.

Cruzeiro aproveita vacilo da defesa e marca

O Palmeiras melhorou um pouco na volta para o segundo tempo e passou a agredir mais o Cruzeiro. Dudu exigiu boa defesa de Fábio após um chute forte da entrada da área. Mas foi o time da casa que abriu o placar, aos 23 minutos: Robinho cruzou da direita, Edu Dracena falhou ao tentar afastar e a bola sobrou para Rafael Sóbis, que virou rápido para finalizar e vencer Jailson no Mineirão.

Roger tenta com Moisés e Deyverson

Roger Machado tentou recolocar o Palmeiras no jogo após levar o gol com as entradas de Moisés e Deyverson nos lugares de Dudu e Willian, que jogaram mal. Com um centroavante de área, o time alviverde buscou mais as jogadas aéreas e as bola esticadas, mas a estratégia não surtiu efeito nos 15 minutos finais. O empate acabou não vindo.

Marcos Rocha leva amarelo e não enfrenta o São Paulo

O Palmeiras não terá seu lateral direito titular Marcos Rocha para o clássico contra o São Paulo no próximo sábado. O camisa 2 recebeu seu terceiro cartão amarelo após uma falta em Rafael Sóbis no primeiro tempo e está suspenso para o próximo jogo. A tendência é que Mayke assuma a posição.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30/05/2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil e Neuza Inês Back (SC)

Gol: Rafael Sóbis, aos 23 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Robinho, Thiago Neves e Ariel Cabral (Cruzeiro); Willian, Marcos Rocha, Bruno Henrique, Moisés, Antônio Carlos e Thiago Santos (Palmeiras)

Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva (Ariel Cabral) e Lucas Romero; Robinho, Thiago Neves (Bruno Silva) e Rafael Sóbis; Sassá (Raniel). Técnico: Mano Menezes

Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís; Bruno Henrique e Thiago Santos; Keno, Lucas Lima (Hyoran) e Dudu (Moisés); Willian (Deyverson). Técnico: Roger Machado

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos