Topo

Grêmio pega Flu para fechar "mês invicto" e seguir plano até a Copa

Time gaúcho tem seis vitórias e dois empates no mês de maio e fez 17 gols no período - Diego Vara/Reuters
Time gaúcho tem seis vitórias e dois empates no mês de maio e fez 17 gols no período Imagem: Diego Vara/Reuters

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/05/2018 04h00

O Grêmio faz, nesta quarta-feira (30), o nono jogo em período de 29 dias. A partida contra o Fluminense, às 21h45 (Brasília), pode até render a liderança do Campeonato Brasileiro, mas também significa superar uma agenda pesada de jogos no mês de maio sem nenhuma derrota, apesar dos desfalques em série, inclusive dos principais nomes do time.

Em oito jogos no quinto mês do ano, o Grêmio soma seis vitórias e dois empates, com 17 gols marcados e somente três sofridos. Em quatro duelos pelo Brasileirão, um na Copa do Brasileiro e outros três pela Libertadores.

A avaliação interna é que o time vem bem, mesmo que nos últimos cinco compromissos tenha passado por relativa dificuldade. Esses duelos mais duros são contextualizados com ausências como as de Pedro Geromel, Arthur, Luan e Everton - não necessariamente ao mesmo tempo.

"Por a gente ter feito grandes jogos, podem esperar que a gente ganhe todos por 4 a 0. Não é assim no futebol. Dentro de campo não é assim", comentou Maicon. "Não temos de nos desesperar. É a gente que vem sendo destaque por jogar dessa maneira. Ninguém joga como a gente", acrescentou.

Ganhar do Flu também ajudará, em uma visão mais ampla, a manter o Grêmio no rumo. A meta do clube até a parada da Copa do Mundo é estar próximo do topo da tabela. E com uma pontuação que possa ser chamada de vantagem em relação aos outros times.

"Depois a gente não vai ter de correr atrás e nem torcer contra ninguém. Queremos fazer o máximo de pontos até a parada de olho em uma tranquilidade e recuperar jogadores que agora não estão em condições de jogar. Depois as equipes vai se conhecer mais e pode ter mais dificuldade. Temos de tentar ficar em primeiro até a parada da Copa", disse Maicon.

Até o dia 13 de junho, quando o Campeonato Brasileiro para e todo vira Copa do Mundo na Rússia, o Grêmio tem mais cinco jogos. Três deles são em casa e dois fora, mas as contas para ficar perto ou então diretamente no topo passam pelo jogo contra o Fluminense.

O time não está confirmado oficialmente, como já virou praxe com Renato. Para esse jogo em especial há uma dúvida maior em virtude da lista de relacionados não ter sido divulgada. Sem a relação, Léo Moura não está vetado publicamente. O lateral direito, contudo, relatou dores musculares depois da vitória em cima do Ceará e pode ser preservado.

Confira a sequência do Grêmio em maio

01/05: Grêmio 5 x 0 Cerro (Libertadores)
06/05: Grêmio 5 X 1 Santos (Brasileirão)
09/05: Grêmio 3 X 1 Goiás (Copa do Brasil)
12/05: Grêmio 0 X 0 Inter (Brasileirão)
15/05: Monagas 1 X 2 Grêmio (Libertadores)
20/05: Paraná 0 X 0 Grêmio (Brasileirão)
23/05: Grêmio 1 X 0 Defensor (Libertadores)
27/05: Ceará 0 X 1 Grêmio (Brasileirão)

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLUMINENSE

Data e hora: 30/05/2018 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Alessandro Alvares Rocha de Matos (BA) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson (Léo Moura), Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Cícero, Maicon, Ramiro, Luan e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho

FLUMINENSE: Júlio César; Renato Chaves, Nathan Ribeiro e Luan Peres (Ibañez); Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza e Marlon; Robinho (Matheus Alessandro) e Pedro
Técnico: Abel Braga