Topo

Matemática desafia Paraná, que precisa copiar Flu de Renato para não cair

Fluminense vice-campeão da Libertadores foi o único que escapou da queda em situação como a do Paraná - Pedro Kirilos/Photocamera
Fluminense vice-campeão da Libertadores foi o único que escapou da queda em situação como a do Paraná Imagem: Pedro Kirilos/Photocamera

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

01/06/2018 14h27

Adversário do Paraná Clube na próxima rodada do Brasileirão, na segunda-feira, 20h na Vila Capanema, o Fluminense é o único clube que já viveu situação igual ou pior à do Tricolor paranaense à esse altura do Campeonato Brasileiro (considerando apenas o modelo de pontos corridos com 20 clubes) e sobreviveu para contar a história. Foi com Renato Gaúcho no comando, então em 2008, que o Flu saiu da lanterna com três pontos – mesma pontuação paranista após 8 jogos – para não ser rebaixado com a equipe que foi vice-campeã da Libertadores.

Em 12 edições nesse padrão, nenhum outro clube em situação como a do Paraná escapou. Santa Cruz (3 pontos em 2006), Atlético-PR (1, em 2011) Avaí (3, em 2011), Atlético-GO (2, em 2012), Portuguesa (3, em 2013) e Vasco (3, em 2015), acabaram rebaixados para a segunda divisão com o mesmo número de jogos que o Paraná terá pela frente.

Em 2008, o Fluminense de Washington, Dodô, Conca e Thiago Neves entrou em campo na nona rodada ainda vivendo a ressaca da derrota para a LDU, nos pênaltis, na final da Libertadores. Perdeu para o Goiás por 1 a 0. Dali em diante, porém, engatou uma série de 11 vitórias e 9 empates em 28 jogos. Os 45 pontos somados ao todo foram suficientes para que o time ficasse à frente de Ipatinga, Portuguesa, Vasco e Figueirense, rebaixados, e ainda de Santos e Náutico, que escaparam.

Arrancada impressionante em 2007 não impediu rebaixamento

Se o início ruim coloca a matemática como adversária do Paraná para a missão de escapar da queda, o inverso também não garantiu o sucesso na última participação do clube na Série A, em 2007. Naquele ano, o Tricolor paranaense era o terceiro colocado com 15 pontos após 8 jogos. O time tinha participado da Copa Libertadores e caiu nas oitavas de final diante do Libertad, do Paraguai.

A boa arrancada acabou em duas séries sem vitórias, uma de seis e outra de quatro jogos, que afundou o clube na Zona de Rebaixamento. Curiosamente, no mesmo campeonato, o Corinthians, que era o 4º colocado com a mesma pontuação do Paraná, também foi rebaixado. A queda paranista naquele ano só é menor do que a do Inter em 2016. O Colorado liderava o campeonato com 19 pontos em 8 jogos, mas acabou caindo para a Série B ao final de 38 rodadas.