Topo

Torcedores invadem CT do Santos em protesto e entram em choque com polícia

Do UOL, em São Paulo

02/06/2018 16h04

O clima ficou pesado na tarde deste sábado no Centro de Treinamento Rei Pelé, na cidade de Santos. Torcedores organizados santistas organizaram um protesto no local para se manifestar contra a má fase do time na temporada. O ato acabou em cenas de violência, com invasão do local de treino e ação de contenção da Polícia Militar.

O ato foi convocado na véspera pela Torcida Jovem, maior organizada do clube. Pouco depois das 15 horas, torcedores ingressaram no CT por um dos portões laterais. Um treino de preparação do time estava marcado para o mesmo horário, mas não havia jogadores no gramado – a equipe comandada pelo técnico Jair Ventura enfrenta o Vitória neste domingo, na Vila Belmiro.

Após a invasão, o destacamento da PM agiu, com uso de tiros de balas de borracha e também lançando bombas de gás lacrimogêneo. A confusão seguiu para as ruas em torno do centro de treinamento (no vídeo abaixo do texto) e acabou minutos depois, após instantes de correria e tensão. A confusão se arrastou até imediações da Vila Belmiro, estádio que fica na mesma região da cidade. 

Imagens e vídeos da manifestação e da reação da polícia foram registrados nas redes sociais ao longo da tarde deste sábado.

Torcedores do Santos reunidos na porta de entrada do CT Rei Pelé - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Torcedores do Santos reunidos na porta de entrada do CT Rei Pelé
Imagem: Reprodução/Twitter

Com um jogo a menos em relação à maioria dos adversários, o Santos ocupa momentaneamente a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 18ª colocação. A equipe paulista soma apenas 6 pontos, com duas vitórias e cinco derrotas.

Na noite de quinta-feira, torcedores santistas já haviam protestado em Curitiba, com reclamações exaltadas no saguão de entrada do hotel que hospedava a delegação na cidade. O ato ocorreu logo depois da derrota do time para o Atlético-PR, em jogo da última rodada do Brasileiro.

O protesto liderado pela Torcida Jovem neste sábado havia sido convocado através das redes sociais na última sexta-feira. Abaixo, segue um trecho do texto de convocação:

"O Santos é muito grande para passar por essa humilhação e esse vexame que vem passando dentro e fora de campo, nós da TJ podemos mudar esse quadro e tirar o Santos dessa situação exigindo uma total mudança na postura dos jogadores e também da gestão do clube. Contamos com a presença de todos os TJ e Santistas em geral, nossa manifestação é em prol de um Santos melhor colocando nosso clube no lugar que ele merece, não aceitaremos manifestações sobre política do clube e nem da Torcida."