Topo

À moda raiz: Fla e Corinthians revivem velhos tempos com Maracanã lotado

Torcida do Flamengo lotará o Maracanã neste domingo contra o Corinthians - Nayra Halm/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Torcida do Flamengo lotará o Maracanã neste domingo contra o Corinthians Imagem: Nayra Halm/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/06/2018 04h00

Conhecidos por concentrarem a maior parte das camadas populares do Brasil, Flamengo e Corinthians reviverão os velhos tempos do "clássico do povo" nesta tarde de domingo, às 16h, em um Maracanã lotado impulsionado pelo bom momento do mandante e a política de preços mais acessíveis adotada recentemente pelo Rubro-Negro.

Após muita reclamação por parte da torcida, a diretoria chegou a colocar ingressos a R$ 15 este ano, o que fez com o Flamengo obtivesse quatro dos 10 maiores públicos de 2018.

Para o jogo diante dos paulistas, os valores aumentaram um pouco e o setor mais barato sai a R$ 30, mas isto não impediu que os rubro-negros comprassem em massa as entradas e há uma expectativa de que se consiga bater o recorde de público do clube na temporada, que até agora foi no jogo contra o Internacional, dia 6 de abril, pelo Brasileiro, com 55.283 pagantes.

Ainda invicto no comando do Flamengo no Maracanã, o técnico Mauricio Barbieri encara o duelo com os paulistas como uma "decisão", já que uma vitória poderá isolar o time ainda mais na liderança do Campeonato Brasileiro. Ciente da importância da partida, o treinador pediu o apoio dos rubro-negros:

"Mais uma decisão. Precisamos jogar do mesmo jeito (que contra o Bahia). No campeonato de pontos corridos você precisa dessa regularidade. O Corinthians é uma grande equipe, mas o Flamengo é muito forte em casa. É o melhor mandante. Contamos com a torcida para buscar a vitória".

A força do Flamengo no "Maior do Mundo" pode ser comprovada em números. Nos últimos 19 meses, a equipe só foi derrotada uma única vez no estádio. O feito se deu na semifinal do Campeonato Carioca deste ano - 1 a 0 para o Botafogo, no dia 28 de março. O revés anterior havia sido apenas em 6 de dezembro de 2015 - 2 a 1 Palmeiras, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Depois, o Rubro-negro só voltou a jogar no estádio na reta final do Brasileirão de 2016. A partir de 23 de outubro daquele ano, o clube disputou 31 jogos no Maracanã. Foram 14 vitórias e 16 empates, além da única derrota.

O maior público do futebol brasileiro até o momento em 2018 é o da final do Campeonato Carioca, entre Botafogo e Vasco, dia 8 de abril, com 58.135 pagantes.

FLAMENGO X CORINTHIANS
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)

Flamengo
Diego Alves, Rodinei, Rhodolfo, Thuler e René; Jonas, Lucas Paquetá, Diego e Éverton Ribeiro; Vinícius Júnior e Henrique Dourado
Técnico: Mauricio Barbieri

Corinthians
Walter, Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Pedrinho, Jadson, Rodriguinho e Mateus Vital
Técnico: Osmar Loss