Topo

Fla queria Maracanã por clima, mas nunca perdeu clássico no Mané Garrincha

O estádio Mané Garrincha será o palco do clássico Fla-Flu pelo Campeonato Brasileiro - Gilvan de Souza/ Flamengo
O estádio Mané Garrincha será o palco do clássico Fla-Flu pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/06/2018 04h00

Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo também está na ponta do ranking de público. Por esses e outros motivos, o cenário era mais do que natural na próxima quinta-feira (7). O Rubro-negro esperava um Maracanã lotado contra o Fluminense, às 20h. Mandante da partida, no entanto, o Tricolor vendeu o duelo para Brasília. Apesar do deslocamento, o clube mais popular do país nunca perdeu um clássico no estádio Mané Garrincha, o que também se transforma em trunfo no duelo.

É óbvio que a alteração não foi bem recebida pelos lados da Gávea. Só que o Fluminense tem uma pendência com a empresa do ex-atacante Roni, já que vendeu seis mandos de campo em 2016 e cumpriu apenas quatro. O clássico contra o Flamengo, então, foi uma solução encontrada pelas partes. Sem poder de negociação, ao Rubro-negro resta apenas tentar manter o bom rendimento longe do ambiente considerado ideal.

Basta dizer que desde 23 de outubro de 2016, o Flamengo foi derrotado apenas uma vez no Maracanã - venceu 15 jogos e empatou 16. O estádio é a casa rubro-negra. No atual Brasileirão, o clube é líder na média de público - mais de 45 mil pagantes por partida - e está entre as seis melhores marcas. O recorde é o jogo contra o Internacional, em 6 de maio - triunfo por 2 a 0, com 55.283 pagantes.

Não faltam motivos para lamentar o Fla-Flu longe do Rio de Janeiro no momento. Só que, para atenuar tal fato, o Mané Garrincha costuma trazer bons resultados pelos lados da Gávea e também deve receber um número consideravelmente maior de rubro-negros nas arquibancadas - pelo menos 40 mil torcedores são esperados.

O Flamengo já jogou 56 vezes no estádio. Foram 28 vitórias, 22 empates e apenas seis derrotas. Em clássicos, nenhum revés, com cinco empates e três vitórias. Independentemente do resultado no Fla-Flu, o Rubro-negro permanecerá na liderança do Brasileirão.

Porém, se o retrospecto for mantido e os outros resultados também ajudarem, o Flamengo pode terminar a 10ª rodada do Campeonato Brasileiro ainda mais líder. Não faltam motivos para acreditar. É nisso que o Rubro-negro se guia para fazer a sua parte e chegar em condição  favorável na pausa para a Copa do Mundo.

“É um clássico e respeitamos muito o Fluminense. Entraremos focados para manter a nossa regularidade e fazer um grande jogo. Queremos brigar sempre pelo primeiro lugar, mas com os pés no chão. A ideia é voltar da parada para a Copa do Mundo ainda melhor”, comentou o volante Jonas.