Topo

Com golaço, Sport vence e coloca o Atlético-PR na zona de rebaixamento

Do UOL, em São Paulo

06/06/2018 22h52

Com um golaço de fora da área marcado por Fellipe Bastos aos 34 segundos do segundo tempo, o Sport venceu por 1 a 0, nesta quarta-feira (6), na Ilha do Retiro, e colocou o Atlético-PR na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Na ponta de cima da tabela, a equipe pernambucana chegou ao quinto jogo de invencibilidade e assumiu a vice-liderança provisória do torneio, com 18 pontos, dois atrás do Flamengo. Do lado inverso da classificação, o Furacão segue sem vencer como visitante, mas agora ocupando o 17º lugar no Brasileirão, com nove pontos em dez rodadas.

Em ascensão na competição, o Sport voltará a campo neste sábado (9), contra o Vasco, em São Januário. Em crise, o Atlético receberá, no mesmo dia, o São Paulo, na Arena da Baixada.

O melhor: Participativo, Fellipe Bastos é premiado com golaço

Usado pelo técnico Claudinei Oliveira como "elemento surpresa" ofensivo, o volante Fellipe Bastos foi boa opção do Sport tanto para trocar passes na busca por espaços quanto para explorar o ponto forte dele: os chutes de longa distância. Foi desta forma que ele surpreendeu Santos logo aos 34 segundos do segundo tempo: um arremate de muito longe, que não desviou na defesa e só parou na rede.

O pior: Nikão não vê a bola e ainda faz cara feia ao sair

O atacante do Atlético-PR foi figura quase nula na Ilha do Retiro. Levou cartão amarelo logo aos cinco minutos de jogo, ao matar um contra-ataque do Sport, e não rendeu com a bola nos pés. Saiu de campo aos seis da etapa final, substituído por Bergson. As câmeras da transmissão de TV ainda flagraram Nikão fazendo cara de reprovação à opção do técnico Fernando Diniz.

Para o Sport, bola na rede no 1º tempo só por fora

Melhor em campo, os pernambucanos criaram as melhores oportunidades do primeiro tempo, mas pecaram nas finalizações. Por duas vezes, o Sport acertou o lado de fora da rede de Santos, com Fellipe Bastos e Gabriel. Mais ativo ofensivamente pelo lado direito, o lateral Raul Prata ainda acertou um perigoso chute colocado, espalmado pelo goleiro do Atlético.

Improviso na ala foi opção menos ruim do Atlético-PR

Dentro de suas características, de posse e toque de bola, o jogo do Atlético-PR não fluiu. O Sport nem fazia tanta pressão na marcação, mas diminuía os espaços do meio para trás, às vezes forçando o rival aos longos lançamentos. No fim do primeiro tempo, quando conseguiu equilibrar as ações, as melhores jogadas do Furacão vieram com Marcinho. Atacante improvisado na ala direita, ele criou duas situações pela linha de fundo e buscou cruzamentos rasteiros, mas que não resultaram em gols.

Com três zagueiros, Sport recua após gol

Na frente do placar após o golaço de Fellipe Bastos antes do primeiro minuto do segundo tempo, o Sport não aproveitou o momento para ampliar e, aos poucos, passou a se posicionar para jogar no contra-ataque. Forçadamente, Claudinei Oliveira mudou a formação tática após a lesão do lateral-esquerdo Evandro. Substituído pelo zagueiro Durval, o time da casa formou uma linha defensiva com três homens e focou-se apenas em defender.

Troca de passes aparece, mas Magrão evita empate do Atlético-PR

Com espaço para criar, o Atlético-PR tomou conta da posse de bola, mas ainda enfrentava uma marcação eficiente do adversário. Fernando Diniz deixou a equipe mais ofensiva com duas mudanças: o meio-campista Bruno Guimarães e o atacante Bill nas vagas do zagueiro José Ivaldo e do volante Camacho. Houve melhora, mas ainda faltou eficiência. Na melhor chance dos paranaenses, Pablo escorou cobrança de escanteio e o goleiro Magrão salvou o Sport, aos 38 minutos.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1 x 0 ATLÉTICO-PR

Data: 06/06/2018
Local: Ilha do Retiro, Recife (BRA)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza (ambos de MG)
Cartões amarelos: Deivid e Ronaldo Alves (Sport); Nikão, Thiago Heleno, José Ivaldo e Bergson (Atlético-PR)
Gols: Fellipe Bastos, aos 34 segundos do segundo tempo.

SPORT: Magrão; Raul Prata, Ronaldo Alves, Ernando e Evandro (Durval); Deivid, Fellipe Bastos, Gabriel (Neto Moura) e Marlone; Rogério (Michel Bastos) e Rafael Marques. Técnico: Claudinei Oliveira.

ATLÉTICO-PR: Santos; Wanderson, Thiago Heleno e José Ivaldo (Bruno Guimarães);  Marcinho, Lucho Gonzalez, Camacho (Bill) e Carleto; Raphael Veiga, Nikão (Bergson) e Pablo. Técnico: Fernando Diniz.