Topo

Com oito jogos a menos no Brasileiro, Aguirre supera Ceni e Dorival no SP

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

10/06/2018 04h00

Em menos de três meses de São Paulo, não é exagero dizer que Diego Aguirre fez história no clube. No último sábado (9), o treinador uruguaio comandou o Tricolor na primeira vitória do time contra o Atlético-PR desde a fundação da Arena da Baixada, em 1999, em Curitiba. Mas, além do triunfo inédito, os números ajudam a mostrar a boa performance do técnico neste início de trabalho.

Em apenas 11 jogos no Campeonato Brasileiro, ele superou o rendimento do Tricolor dirigido por Rogério Ceni e por Dorival Júnior no primeiro turno do nacional de 2017. Na ocasião, o ex-goleiro foi o treinador do time, coincidentemente, em 11 confrontos, sendo Dorival o técnico em sete jogos e Pintado em um (interino no clássico com o Santos). Com os três, o São Paulo somou 19 pontos em 19 partidas (cinco vitórias, quatro empates e dez derrotas) e teve aproveitamento de 33%. 

"Parece que faz muito tempo que estamos no São Paulo, porque tem muitos jogos. Mas semana que vem vai fazer três meses apenas que estou como treinador. As coisas vão bem, acho que cada vez melhor. É impossível pensar nisso sem o trabalho e dedicação dos jogadores, com o sacrifício do dia a dia", disse Aguirre.

Com o uruguaio, o São Paulo tem 20 pontos em 11 jogos (cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota) com aproveitamento de 60,6%. Se comparado com os jogos de Rogério Ceni, a diferença é grande também. Até ser demitido, o ídolo tinha trabalhado em três vitórias, dois empates e seis derrotas - deixando a equipe na zona do rebaixamento.

"O São Paulo estava em um lugar que não merecia por sua história e torcida. Os jogadores sabiam disso. É injusto falar de um só jogador nesse momento. Todos estão em um nível altíssimo. O mérito é de todos", afirmou o treinador.

Antes da pausa para a Copa do Mundo, o São Paulo volta a jogar nesta terça-feira (12), no Morumbi, contra o Vitória. "Não temos uma semana para trabalhar, o tempo [antes do vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR] foi mais para recuperar os jogadores, não tem como trabalhar muito em cima do jogo seguinte", disse o técnico.