Grêmio procura 'contraveneno' para encerrar jejum em casa

Do UOL, em Porto Alegre

  • LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

    Grêmio de Everton (foto) venceu apenas um dos cinco jogos que fez em casa no Brasileiro

    Grêmio de Everton (foto) venceu apenas um dos cinco jogos que fez em casa no Brasileiro

O Grêmio que pega o América-MG, neste domingo (10), terá uma escalação bem mais perto daquela considerada ideal na Arena. A missão, na décima primeira rodada do Brasileirão, é conseguiu aplicar uma espécie de 'contraveneno' a retrancas ou pressão aos volantes do time. As duas estratégias afetam diretamente a campanha dentro de casa.

Até aqui, o Grêmio tem apenas uma vitória em cinco jogos como mandante. E ela ocorreu em 6 de maio, contra o Santos, pelo placar de 5 a 1.

No mais recente jogo em casa, o time de Renato Gaúcho sofreu de forma diferente. O Palmeiras pressionou a dupla Maicon e Arthur e travou o jogo ofensivo do Grêmio. Até então, o cenário na Arena era de dificuldade diante de adversários extremamente recuados.

"Quando os clubes vêm jogar aqui, vem mais retrancados mesmo. Temos que ter paciência, fazer a defesa dele rodar bastante de um lado para o outro. Não adianta tentar de qualquer jeito. Temos que ter paciência mesmo, usar nossa característica que é o toque de bola. Buscar infiltrações… Só falta um pouco de calma", disse Arthur.

Diante do América-MG, o jogo deve repetir enredo que foi encarado contra Inter e Fluminense. Em ambas as partidas, o Grêmio não conseguiu ter profundidade e nem transformou o volume (e posse de bola) em gols.

"Em casa temos que vencer, temos que estar à vontade. Não estamos jogando mal, exceção feita ao último jogo, então é preciso ter paciência", comentou André.

Até a décima rodada, o Grêmio era líder isolado no recorte de campanha como visitante. Mas por outro lado, era apenas o décimo sexto na tabela de pontos obtidos como mandante.

Time quase ideal

O time do Grêmio que enfrenta o América-MG estará bem próximo do ideal. Apenas Pedro Geromel, com a seleção brasileira, e Maicon, com dores na panturrilha, são desfalque. Ramiro, em recuperação de pancada no tornozelo esquerdo, tem chance de jogar.

A formação considerada titular absoluto sofreu baixas em série nas últimas rodadas. Everton, Arthur, Ramiro, Luan e até os laterais Léo Moura e Bruno Cortez se alternaram na lista de desfalques por desgaste muscular e lesão.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X AMÉRICA-MG

Data e hora: 10/06/2018 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Helton Nunes (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Arthur, Cícero, Ramiro (Lima), Luan e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho

AMÉRICA-MG: Jori; Aderlan, Matheus Ferraz, Messias e Giovanni; Leandro Donizete, Christian, Serginho, Gérson Magrão (Marquinhos); Aylon e Judivan
Técnico: Enderson Moreira

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos