Topo

Grêmio procura 'contraveneno' para encerrar jejum em casa

Grêmio de Everton (foto) venceu apenas um dos cinco jogos que fez em casa no Brasileiro - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio de Everton (foto) venceu apenas um dos cinco jogos que fez em casa no Brasileiro Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

10/06/2018 04h00

O Grêmio que pega o América-MG, neste domingo (10), terá uma escalação bem mais perto daquela considerada ideal na Arena. A missão, na décima primeira rodada do Brasileirão, é conseguiu aplicar uma espécie de 'contraveneno' a retrancas ou pressão aos volantes do time. As duas estratégias afetam diretamente a campanha dentro de casa.

Até aqui, o Grêmio tem apenas uma vitória em cinco jogos como mandante. E ela ocorreu em 6 de maio, contra o Santos, pelo placar de 5 a 1.

No mais recente jogo em casa, o time de Renato Gaúcho sofreu de forma diferente. O Palmeiras pressionou a dupla Maicon e Arthur e travou o jogo ofensivo do Grêmio. Até então, o cenário na Arena era de dificuldade diante de adversários extremamente recuados.

"Quando os clubes vêm jogar aqui, vem mais retrancados mesmo. Temos que ter paciência, fazer a defesa dele rodar bastante de um lado para o outro. Não adianta tentar de qualquer jeito. Temos que ter paciência mesmo, usar nossa característica que é o toque de bola. Buscar infiltrações… Só falta um pouco de calma", disse Arthur.

Diante do América-MG, o jogo deve repetir enredo que foi encarado contra Inter e Fluminense. Em ambas as partidas, o Grêmio não conseguiu ter profundidade e nem transformou o volume (e posse de bola) em gols.

"Em casa temos que vencer, temos que estar à vontade. Não estamos jogando mal, exceção feita ao último jogo, então é preciso ter paciência", comentou André.

Até a décima rodada, o Grêmio era líder isolado no recorte de campanha como visitante. Mas por outro lado, era apenas o décimo sexto na tabela de pontos obtidos como mandante.

Time quase ideal

O time do Grêmio que enfrenta o América-MG estará bem próximo do ideal. Apenas Pedro Geromel, com a seleção brasileira, e Maicon, com dores na panturrilha, são desfalque. Ramiro, em recuperação de pancada no tornozelo esquerdo, tem chance de jogar.

A formação considerada titular absoluto sofreu baixas em série nas últimas rodadas. Everton, Arthur, Ramiro, Luan e até os laterais Léo Moura e Bruno Cortez se alternaram na lista de desfalques por desgaste muscular e lesão.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X AMÉRICA-MG

Data e hora: 10/06/2018 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Helton Nunes (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Arthur, Cícero, Ramiro (Lima), Luan e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho

AMÉRICA-MG: Jori; Aderlan, Matheus Ferraz, Messias e Giovanni; Leandro Donizete, Christian, Serginho, Gérson Magrão (Marquinhos); Aylon e Judivan
Técnico: Enderson Moreira