Topo

Na 'era das arrancadas', Flamengo pode virar favorito já na 12ª rodada

Staff Images/Flamengo
Imagem: Staff Images/Flamengo

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

12/06/2018 04h00

Seria precoce arriscar, ainda na 12ª rodada, quem será o campeão brasileiro ao final deste ano; mas a liderança do Flamengo na interrupção para a Copa do Mundo pode inflar suas chances de título em dezembro. Em um Brasileirão que não sugeria arrancadas, o time rubro-negro pode abrir vantagem que lhe colocaria em situação bastante similar a de campeões recentes.

O padrão serve para todas as últimas cinco edições do Campeonato Brasileiro: neste período, o time que viria a ser campeão sempre fez um primeiro terço de competição sólido, abriu vantagem no segundo e administrou nos jogos finais.

Foi a ‘era das arrancadas’: de 2013 para cá, só um líder na 12ª rodada não confirmou o título – o Atlético-MG, em 2015, viu o Corinthians levantar a taça. A arrancada mais impressionante aconteceu em 2017, quando o Corinthians já tinha nove pontos de vantagem na 12ª rodada.

O aproveitamento atual do Flamengo não é tão alto quanto o do Corinthians-2017 (78,7% contra 88,8%), mas são seis pontos de frente sobre Atlético-MG e São Paulo. Ao final da rodada deste meio de semana, na qual o Flamengo visita o Palmeiras, já terão se passado 31,5% da competição.

Há de se argumentar que, neste ano, a parada da Copa é um diferencial. O Cruzeiro de 2014 foi o primeiro time a ser líder antes do Mundial e faturar a taça ao final. A equipe celeste tinha liderado antes da Copa de 2006, mas viu o São Paulo ser campeão; e o mesmo aconteceu com o Corinthians em 2010 – Fluminense levou a melhor. Em cada uma das situações, o Brasileirão foi interrompido em um momento diferente (10ª, 7ª e 9ª rodadas).