Topo

São Paulo quer repetir 2014 e usar Morumbi para garantir G4 antes da Copa

Morumbi em jogo do São Paulo; clube quer usar estádio para terminar no G-4 - Marcello Zambrana/AGIF
Morumbi em jogo do São Paulo; clube quer usar estádio para terminar no G-4 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/06/2018 04h00

O São Paulo colocou como meta chegar à pausa do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo entre os quatro primeiros da Série A. O objetivo era visto como uma obrigação depois das quedas no Paulistão e na Copa do Brasil e, principalmente, pela evolução do time. A ideia é repetir estratégia de quatro anos atrás, quando o Tricolor conseguiu um posto no G4 na última rodada antes do Mundial e voltou com fôlego para ser vice-campeão. Por isso, vencer o Vitória às 21h30 desta terça-feira, no Morumbi, é imprescindível.

O cenário em 2014 era ainda mais complicado do que o atual, em que o time de Diego Aguirre já ocupa o terceiro lugar do Brasileirão. A equipe, que era comandada por Muricy Ramalho, estava na oitava posição após empatar por 2 a 2 com o Atlético-PR e somava 13 pontos em oito jogos. A última partida antes da Copa foi no Morumbi, diante do Atlético-MG. Era preciso vencer para entrar no G4 e o triunfo só foi sair nos acréscimos, com um gol de falta do colombiano Dorlan Pabón, hoje no Monterrey, do México, em frango do goleiro Giovanni.

A quarta colocação foi atingida somente no saldo de gols, mas serviu para Muricy ganhar paz para reorganizar o elenco durante a Copa. Reforços chegaram e tiveram mais tempo para entrosamento, como Alan Kardec e Kaká. E com uma cara nova, o São Paulo perseguiu o Cruzeiro por boa parte do Brasileirão, até ficar com o vice-campeonato. 

Agora, o Tricolor soma 20 pontos em 11 jogos. Como Grêmio, com 19, e Sport, com 18, se enfrentam, até mesmo um empate contra o Vitória seria suficiente para manter os paulistas no G4. Só que, para isso, Internacional e Palmeiras não poderiam vencer Vasco da Gama e Flamengo, respectivamente - ambos jogarão como mandantes na 12ª rodada. 

Vencer será uma garantia, além de levar mais moral aos jogadores e confiança à torcida. E o histórico recente no Morumbi prova que as chances de triunfar são grandes. Com Aguirre, o São Paulo jogou em casa nove vezes e nunca perdeu. Foram três empates e seis vitórias, com 13 gols marcados e seis sofridos.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X VITÓRIA

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 12 de junho de 2018, às 21h30
Árbitro: Igor Benevenuto de Oliveira (MG)
Assistentes: Felipe Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza (ambos de MG)

SÃO PAULO: Sidão, Militão, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson, Lucas Fernandes e Everton; Nenê e Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre.

VITÓRIA: Elias, Cedric, Bruno, Walison Maia e Jeferson; Ramon, Lucas Marques, Neílton, Rhayner e Wallyson; André Lima. Técnico: Vagner Mancini.