Topo

Valencia brilha em má fase do Botafogo e mostra valor após um ano de espera

Valencia comemora o gol sobre o São Paulo; jogador reagiu em 2018 - Ale Cabral/AGIF
Valencia comemora o gol sobre o São Paulo; jogador reagiu em 2018 Imagem: Ale Cabral/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/06/2018 04h00

Demorou e foi decepcionante por muito tempo. Léo Valencia, no entanto, finalmente tem mostrado seu valor com a camisa do Botafogo. Contratado em julho do ano passado, o chileno não havia conseguido ter boas atuações em sequência no Alvinegro. Isso ficou no passado.

Com o time atravessando má fase e com vários jogadores rendendo a abaixo do esperado, o retorno veio de onde já não se esperava. Léo Valencia iniciou o ano como titular, mas com atuações ruins voltou ao banco de reservas. Quando as esperanças já não eram tão grandes, o chileno deslanchou. E justamente no competitivo Campeonato Brasileiro.

O primeiro brilho ocorreu contra o São Paulo, no Morumbi. Titular, Léo Valencia marcou um belo gol diante do Tricolor. O lance parece ter dado confiança para o chileno na sequência. Contra o Vasco, ele não fez gol, mas ajudou com uma das melhores características: a bola parada.

Com boa batida na bola, Valencia tem se mostrado também importante com as assistências. Ele é o terceiro nesse quesito no Brasileiro com três até o momento – perde apenas para Hyoran, do Palmeiras, com cinco, e Ricardo Oliveira e Gustavo Blanco, ambos do Atlético-MG, empatados com quatro.

Contra o Ceará o empate sem gols foi bastante frustrante. Mesmo sem as redes terem sido balançadas, Léo Valencia mostrou uma faceta até então pouco conhecida. Com muita disposição, ele efetuou quatro roubadas de bola. Meia, mas que tem demonstrado disciplina tática e muita entrega em campo.

No último domingo, contra o Bahia, a melhor atuação do gringo com a camisa do Botafogo. Além de muita disposição, o chileno marcou um golaço de falta e deu assistência para um dos dois gols anotados por Kieza.

“Léo está em uma crescente. Quando precisei tirá-lo e colocar outro jogador, ele voltou e voltou muito bem. Estamos aproveitando o momento dele. É muito profissional, muito dedicado. Dou ele como exemplo ao grupo em relação à entrega que tem nos treinos”, disse o técnico do Botafogo, Alberto Valentim.

A sequência de quatro jogos seguidos com boas atuações faz o torcedor do Botafogo voltar a ter esperanças com Léo Valencia, que finalmente tem feito jus ao alto investimento da diretoria na sua contratação.