Topo

Cícero cresce em função 'principal' e iguala marca de Luan como garçom

Cícero tem cinco assistências para gol na temporada. Rendimento melhorou como volante - LUCAS UEBEL/GREMIO
Cícero tem cinco assistências para gol na temporada. Rendimento melhorou como volante Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/06/2018 04h00

Cícero pode não ser uma das estrelas do Grêmio, mas tem sido importante ao longo do ano. Depois de começar a temporada improvisado no ataque, o camisa 10 recuou e nas últimas partidas voltou a jogar como volante. Junto com o retorno à função principal de sua carreira, ele acumulou bons jogos e assistências para gols. A fase é tão boa que o ex-jogador de São Paulo e Fluminense igualou a marca de Luan e Everton no fundamento.

Cícero tem cinco assistências para gol em 23 partidas. Luan jogou 24 vezes e Everton 26. À frente deles consta somente Jael, autor de oito passes para finalização na rede em 21 jogos.

"Vendo o campo de frente facilita bastante", resumiu Cícero ao falar do lançamento que terminou com o gol de Everton contra o América-MG no último domingo.

A jogada foi explorada depois de análise do Grêmio sobre o adversário. Cícero executou com perfeição e ganhou mais pontos junto à comissão técnica. O cartaz dele já havia crescido por atuações menos destacadas e com grande taxa de entrega para funções táticas.

Contratado no ano passado para a reta final da Libertadores, Cícero renovou depois de ser herói no primeiro jogo contra o Lanús. Ao longo da atual temporada, ele foi escalado por razões como auxílio na bola parada defensiva e ofensiva e também experiência. Depois, pelo bom passe. Mas em nenhuma função o camisa 10 se saiu tão bem quanto na mais recuada.

Diante do Sport, nesta quarta-feira (13), o Grêmio precisa de Cícero mais do que nunca. A lista de desfalques chega a 11 nomes e exige do time gaúcho um repertório tanto em formação como ideias de jogo. O passe longo, lançamento preciso e até chute de fora da área serão bem-vindos. Tudo que Cícero tem mostrado recentemente e como volante.

FICHA TÉCNICA
SPORT X GRÊMIO

Data e hora: 13/06/2018 (quarta-feira), às 19h30 (Brasília)
Local: estádio Ilha do Retiro, Recife (PE)
Transmissão na TV: PPV (Pay-Per-View)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

SPORT: Maílson; Raul Prata, Ronaldo Alves, Ernando e Sander;  Deivid, Fellipe Bastos, Marlone, Gabriel e Rogério;  Rafael Marques
Técnico: Claudinei Oliveira

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Paulo Miranda, Bressan e Bruno Cortez; Arthur, Cícero, Ramiro, Thonny Anderson e Pepê (Lima); André
Técnico: Renato Gaúcho