Topo

Corinthians pode consolidar outro desmanche após despedida contra o Bahia

Volante Maycon fará sua despedida do Corinthians no jogo contra o Bahia, em Salvador - Ale Cabral/AGIF
Volante Maycon fará sua despedida do Corinthians no jogo contra o Bahia, em Salvador Imagem: Ale Cabral/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

13/06/2018 04h00

O Corinthians vive às voltas com um iminente sumiço da base campeã brasileira no ano passado. Nesta noite, diante do Bahia, na Fonte Nova, mais uma peça importante daquela conquista dará adeus ao clube. Com a saída do volante Maycon, o time pode ver a consolidação de mais um desmanche de uma equipe vencedora.

Heptacampeão brasileiro em novembro passado, o Corinthians perdeu três jogadores do time-base deixar o clube após a conquista. O lateral esquerdo Guilherme Arana e o centroavante Jô foram vendidos depois da conquista, enquanto o zagueiro Pablo não renovou o contrato de empréstimo, tampouco foi comprado pela diretoria alvinegra,

Agora, após seis meses, o desmanche pode ser virar realidade de vez. Já é certo que Maycon não continuará e se despedirá diante do time baiano. O volante de 20 anos, acertado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, até chorou no último sábado, depois do empate com o Vitória, no seu último jogo na Arena Corinthians.

Outro que deve deixar o clube é Balbuena, que dificilmente voltará depois da Copa do Mundo. Questionado sobre o retorno nos últimos dias, o jogador paraguaio não cravou que continuará na equipe em agosto. De acordo com apuração do UOL Esporte, o agente do atleta desembarcou em Lisboa nesta terça-feira a fim de fazer um 'leilão' entre Sporting e Benfica.

A diretoria do Corinthians acredita ainda que Rodriguinho e Romero podem receber propostas durante a janela de transferências. Com quatro perdas do time campeão brasileiro já consumadas, o clube corre o risco de perder até sete atletas daquela equipe. Nesse cenário, apenas Cássio, Fagner, Gabriel e Jadson continuariam no elenco - Clayson, titular na reta final da campanha vitoriosa, também.

Há dois anos e meio, o Corinthians também sofreu com as perdas de jogadores do time campeão brasileiro. O zagueiro Gil, o volante Ralf, os meias Renato Augusto e Jadson, além dos atacantes Malcom e Vagner Love, foram vendidos logo após a conquista. Depois, Felipe e Elias seguiram o mesmo caminho, assim como Tite, que deixou o clube em junho rumo à seleção brasileira.

Alçado ao cargo de treinador depois de outra saída, a do técnico Fábio Carille, Osmar Loss minimizou a situação, já que ele considera que o elenco estará mais forte na comparação com o que ele tem à disposição hoje. O time corintiano entrará em campo contra o Bahia com oito desfalques: Cássio, Fagner, Balbuena e Romero estão com suas respectivas seleções, enquanto Ralf, Renê Júnior, Clayson e Jadson se recuperam de problemas físicos.

"Esperamos que sejam as menores perdas possíveis. O drama vai ser nos preocuparmos com possíveis saídas enquanto estivermos treinando. Sei que independentemente de sair dois ou três jogadores teremos um grupo reforçado, porque nossas perdas nessa fase foram muito grandes. A grande maioria jogadores que eram titulares antes de saírem", disse Loss.

O Corinthians soma 16 pontos depois de 11 rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro, ocupando a nona colocação. A equipe alvinegra perdeu duas partidas, empatou outras duas e venceu apenas uma vez com Loss no comando do time na competição.

FICHA TÉCNICA

BAHIA x CORINTHIANS

Data: 13 de junho de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (12ª rodada)
Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Jose Eduardo Calza (ambos do RS)

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Zé Rafael, Régis e Élber; Kayke. Técnico: Cláudio Prates

CORINTHIANS: Walter; Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Sidcley; Maycon e Gabriel; Pedrinho, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Roger. Técnico: Osmar Loss