Após dez anos, Fla alcança sua melhor campanha na era dos pontos corridos

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Demorou dez anos, mas o Flamengo foi para a parada no Campeonato Brasileiro por conta da disputa da Copa do Mundo com a sua melhor campanha na era dos pontos corridos. O tumultuado empate com o Palmeiras por 1 a 1, na última quarta-feira (13), fez o Rubro-negro superar em um ponto o time de 2008, também líder ao término da 12ª rodada.

Na ocasião, a equipe comandada por Caio Júnior somava 26 pontos. O Flamengo de Maurício Barbieri é líder do Brasileirão, com 27 pontos, e tem quatro de vantagem para o Atlético-MG, o segundo colocado.

A marca é emblemática, já que o desempenho do Rubro-negro de 2008 sempre esteve entre os melhores na fase inicial da competição e era visto como difícil de ser alcançado. O time atual, no entanto, andou lado a lado com o recorde e se colocou em condições de batê-lo nas rodadas recentes.

O Flamengo tem um aproveitamento de 75% dos pontos disputados - oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. Nas últimas 19 partidas, o Rubro-negro só foi batido uma vez - 3 a 2 para a Chapecoense. São 11 triunfos e sete empates.

Satisfeito com o desempenho, o técnico Maurício Barbieri espera manter a condição até o final do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, resta ao Flamengo descansar, voltar aos treinos e também buscar reforços para a sequência da temporada após o Mundial da Rússia.

"A nossa expectativa é a de aproveitar o período de treinamentos para corrigir os defeitos. Sabemos que não somos um super time. Lideramos o campeonato, mas o nosso desejo é liderar na última rodada. Vamos aguardar a janela. Tenho a certeza de que a direção está se preparando da melhor maneira para continuarmos fortes no segundo semestre", encerrou.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos