Topo

Após dez anos, Fla alcança sua melhor campanha na era dos pontos corridos

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/06/2018 04h00

Demorou dez anos, mas o Flamengo foi para a parada no Campeonato Brasileiro por conta da disputa da Copa do Mundo com a sua melhor campanha na era dos pontos corridos. O tumultuado empate com o Palmeiras por 1 a 1, na última quarta-feira (13), fez o Rubro-negro superar em um ponto o time de 2008, também líder ao término da 12ª rodada.

Na ocasião, a equipe comandada por Caio Júnior somava 26 pontos. O Flamengo de Maurício Barbieri é líder do Brasileirão, com 27 pontos, e tem quatro de vantagem para o Atlético-MG, o segundo colocado.

A marca é emblemática, já que o desempenho do Rubro-negro de 2008 sempre esteve entre os melhores na fase inicial da competição e era visto como difícil de ser alcançado. O time atual, no entanto, andou lado a lado com o recorde e se colocou em condições de batê-lo nas rodadas recentes.

O Flamengo tem um aproveitamento de 75% dos pontos disputados - oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. Nas últimas 19 partidas, o Rubro-negro só foi batido uma vez - 3 a 2 para a Chapecoense. São 11 triunfos e sete empates.

Satisfeito com o desempenho, o técnico Maurício Barbieri espera manter a condição até o final do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, resta ao Flamengo descansar, voltar aos treinos e também buscar reforços para a sequência da temporada após o Mundial da Rússia.

“A nossa expectativa é a de aproveitar o período de treinamentos para corrigir os defeitos. Sabemos que não somos um super time. Lideramos o campeonato, mas o nosso desejo é liderar na última rodada. Vamos aguardar a janela. Tenho a certeza de que a direção está se preparando da melhor maneira para continuarmos fortes no segundo semestre”, encerrou.