Topo

Após recusas de Abel e Zé Ricardo, diretor será o treinador do América-MG

Abel Braga foi procurado pelo América-MG depois de pedir demissão no Fluminense - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Abel Braga foi procurado pelo América-MG depois de pedir demissão no Fluminense Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

19/06/2018 20h35

Poucos dias depois de perder o técnico Enderson Moreira, que seguiu para o Bahia, o América-MG já decidiu quem será seu novo treinador. Então diretor de futebol do clube, Ricardo Drubscky assumirá a função de comandar a equipe. A decisão já está tomada pela diretoria americana e a confirmação vai acontecer nesta quarta-feira. Mas antes de optar por Drubscky, o América-MG procurou Abel Braga e Zé Ricardo.

Por motivos distintos, os dois profissionais que ficaram sem emprego recentemente recusaram o convite feito pelo clube mineiro. Sem treinador desde sábado, quando Enderson acertou sua ida para o Bahia, a diretoria do América-MG logo iniciou o trabalho para contratar um novo técnico. Abel Braga pediu demissão no Fluminense também no sábado e foi primeiro nome consultado.

No entanto, Abel sequer abriu negociação com a equipe mineira. No contato feito com dirigentes do América, o ex-treinador do Fluminense reforçou que seu desejo é seguir fora do futebol nos próximos meses. Pelo menos até dezembro o técnico não tem vontade de voltar a trabalhar. Algo que o treinador já havia deixado claro em seu comunicado após pedir demissão no Fluminense.

Antes de recorrer a Ricardo Drubscky, o América ainda procurou por Zé Ricardo, que deixou o Vasco no começo de junho. Assim como aconteceu com Abel Braga, o treinador sequer abriu negociação. A justificativa foi o interesse de trabalhar no futebol da Arábia Saudita. O técnico revelou para dirigentes americanos que aguarda por uma oferta estrangeira nos próximos dias e, por isso, declinou do convite.

24.mar.2015 - Ricardo Drubscky comanda treino no Fluminense - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C. - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Ricardo Drubscky deixa a função de diretor de futebol para virar treinador do América-MG
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Ricardo Drubscky está no cargo de diretor de futebol do América desde outubro de 2016 e voltará a ser técnico de futebol, função que já desempenhou em diversos outros clubes, inclusive no próprio América. Entre times de base e profissional, Drubscky também treinou Atlético-MG e Cruzeiro. A última experiência na Série A do Brasileirão foi em 2015, quando dirigiu o Fluminense, mas caiu após a segunda rodada.

O desafio do novo treinador do América é manter o clube na elite do futebol nacional. O Coelho está na 13ª colocação, com 14 pontos, dois a mais do que o Bahia, que é o primeiro dos quatro integrantes da zona do rebaixamento. Nesta quarta-feira, às 11h30, o presidente Marcus Salum vai dar uma entrevista coletiva, quando confirmará a escolha por Ricardo Drubscky.