Topo

Odair explica utilização de Zeca no meio-campo do Inter: "Variação"

Lateral direito Zeca em ação durante jogo-treino do Inter contra o SC Atibaia - Ricardo Duarte/Inter
Lateral direito Zeca em ação durante jogo-treino do Inter contra o SC Atibaia Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

18/07/2018 16h38

O técnico do Inter, Odair Hellmann, explicou em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (18) a utilização de Zeca no meio-campo. Segundo ele, a variação tática com as características do jogador gera dúvida no adversário.

"A progressão do Zeca será feita muito mais na lateral. Mas em momentos específicos, a característica que ele tem nos colabora muito em termos táticos. Aconteceu no Gre-Nal e vai acontecer agora. O Zeca dentro de campo, não se sabe como iniciaremos taticamente, o desenho. Porque ele me dá esta variação. Ele tem características para variar o sistema, a figura, o desenho. Olha a importância dele. É por isso a opção, a variação que ele traz sem precisar mudar o time. Treinamos, usamos isso e nos trouxe resultados. Não estamos fazendo nada que não fizemos até agora, dentro de uma coerência de treinamento, escalação, escolha. Amplitude com a característica e uma variação com os mesmos jogadores", disse.

A utilização dele no meio-campo não é novidade. Na estreia pelo Colorado, no Gre-Nal, já foi assim. Na ocasião, o Inter foi defensivo e qualquer ação de contra-ataque passava pelos pés dele, dando ritmo à jogada.

Durante os treinamentos da semana, o principal movimento de Zeca se dava do centro para direita, com Nico López fazendo o caminho contrário e se aproximando de Pottker, o jogador mais perto do gol adversário.

Durante os trabalhos de intertemporada, o Inter teve muitas baixas. D'Alessando, Damião e Moledo, por exemplo, nem estão relacionados para o duelo com Atlético-PR.

"Trabalhamos todos os aspectos. Foi uma pré-temporada. Cinco dias de diferença da pré-temporada, é quase começar do zero. Uma coisa é liberar uma semana, outra coisa é ficar 25 dias sem jogo. Apesar de treinar. Procuramos fazer ajustes, todos que precisamos trabalhar. No dia a dia fomos perdendo situações, começamos com uma ideia, perdemos jogadores e tivemos que construir o mais próximo daquilo que fazíamos anteriormente. Acho que chegamos no final de preparação bem, mas é tudo em treinos, dia a dia, mas precisamos transferir isso para o campo. É outra competição, outro nível de intensidade. Esperamos retomar aquela performance que estávamos tendo antes da parada", afirmou o treinador.

O duelo na Arena da Baixada está marcado para as 21h (de Brasília). "É um jogo difícil, todo time que joga em casa tenta se impor e busca propor o jogo. O Atlético-PR trocou de treinador, tinha uma ideia de jogo e não irá perder esta identidade de jogo apoiado e posse de bola. Acredito que tenha trabalhado melhor a parte defensiva, o que torna o time mais equilibrado, na teoria", finalizou Odair.