Topo

Cirino foi obsessão no Inter, ficou sem clube e recomeça no Atlético-PR

Atacante Marcelo Cirino teve passagem apagada pelo Inter e hoje tenta recomeçar no Atlético-PR - Ricardo Duarte/Inter
Atacante Marcelo Cirino teve passagem apagada pelo Inter e hoje tenta recomeçar no Atlético-PR Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha e Napoleão de Almeida

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo

19/07/2018 04h00

Marcelo Cirino já foi obsessão do Inter. Mas sua passagem pelo Beira-Rio ficou longe do esperado. Hoje, depois de ficar 'sem clube', o jogador busca recomeço no Atlético-PR e encara sua última equipe no país a partir das 21h (de Brasília) na Arena da Baixada.

A negociação para Cirino jogar no Internacional foi longa. Entre idas e vindas, acertos com Flamengo, Doyen, Atlético-PR, jogador e estafe, passaram-se longos meses. Por fim, em 24 de abril de 2017, a rescisão do vínculo de empréstimo com o Flamengo saiu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e o Colorado confirmou a contratação dele.

A estreia ocorreu em 13 de maio daquele ano, diante do Londrina. Mas foi um dos poucos jogos dele pelo clube de Porto Alegre. Sem espaço na equipe colorada, Cirino disputou apenas 11 partidas, marcou um gol diante do Náutico, em junho do ano passado, pela Série B.

Sem espaço no grupo, principalmente a partir da chegada de Pottker e com Sasha fixado pelo lado esquerdo de ataque, o ex-flamenguista foi cedido por empréstimo ao Al-Nassr, do Qatar. O Inter entendeu que o baixo investimento feito até então nele, apenas salários, tornariam a saída o melhor cenário possível, já que caso continuasse com o jogador precisaria exercer a compra de 25% dos direitos ao fim do vínculo.

Revelação do Furacão, Cirino ajudou o clube a voltar da Série B em 2012 e brilhou no ano seguinte, quando o Atlético-PR chegou ao terceiro lugar no Brasileirão e acabou vice-campeão da Copa do Brasil. O ataque formado por Marcelo Cirino, Ederson e Delatorre - outro-ex-colorado - foi o segundo melhor da Série A, atrás apenas do campeão Cruzeiro.

Então surgiu o Flamengo e a chance de um investimento conjunto com a Doyen Sports, que apostou no jogador. Metade dos direitos ainda ficou com o clube paranaense, que esperava a valorização de Cirino. No Fla, foi irregular, até chegar ao Inter. Sem chances no Colorado, tratou de negociar com o Flamengo e com o Atlético e firmou o rompimento. Cirino se transferiu e na Ásia retomou a rotina de bons jogos e gols. Os números na equipe do Oriente Médio são os melhores da trajetória recente do atleta de 26 anos. Foram 14 gols em 26 jogos.

Mas ao fim do período de empréstimo um novo dilema. O Al-Nassr optou por não firmar a compra e Cirino ficou 'sem clube' e precisou voltar para o Atlético-PR, com o qual possui vínculo até 2020. 

A ideia inicial era uma nova transferência, mas o mercado não respondeu como o jogador, seu estafe e até o clube esperavam. Treinando no CT do Atlético e diante da má fase da equipe no Brasileirão, passou a ser alternativa de reforço. "Espero ter o mesmo sucesso que tive nos outros anos. É um Marcelo mais experiente, mas calejado, mais preparado para vestir a camisa rubro-negra", declarou o jogador em um vídeo divulgado pelo Furacão:

Cirino foi registrado no BID e é alternativa para o técnico Tiago Nunes para ser titular diante de Inter. O Atlético não abre entrevista coletiva antes dos jogos.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-PR X INTERNACIONAL

Data e hora
: 19/07/2018 (Quinta-feira), às 21h (Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Transmissão na TV: Sportv e PPV

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Sidimar dos Santos Meurer (ambos do MG)

ATLÉTICO-PR: Santos; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Renan Lodi; Bruno Guimarães, Lucho González (Camacho), Matheus Rossetto e Raphael Veiga (Guilherme); Nikão (Marcelo Cirino) e Bergson (Pablo).

Técnico: Tiago Nunes

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Fabiano, Danilo Silva, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Zeca, Lucca e Nico López; William Pottker.

Técnico: Odair Hellmann