Topo

Vasco x Flu marca estreia de técnico com lembranças ruins em São Januário

Marcelo Oliveira se reecontrará com o Vasco após deixar clube com polêmica em 2012 - Lucas Merçon/Fluminense FC
Marcelo Oliveira se reecontrará com o Vasco após deixar clube com polêmica em 2012 Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/07/2018 04h00

Marcelo Oliveira vive momento decisivo na carreira. Após ser bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014, o treinador encara novo patamar e tem tido dificuldades para realizar bom trabalho novamente. O Fluminense abriu as portas para o profissional, que fará sua estreia justamente contra o Vasco, em São Januário, nesta quinta-feira, às 20h.

Justamente porque o treinador teve uma passagem marcante pelo clube de São Cristóvão. Em 2012, após chegar credenciado por bons trabalhos no Coritiba e, portanto, ainda sem os dois títulos brasileiros pelo Cruzeiro, Marcelo Oliveira tinha grandes jogadores no time. Fernando Prass, Dedé, Felipe, Juninho Pernambucano, Carlos Alberto, Diego Souza e Alecsandro.

O time, porém, não deu liga com o treinador. Foram poucos jogos com ele no comando, que assumiu a equipe após Cristóvão Borges pedir para sair. Das dez partidas disputadas, o Cruzmaltino de Marcelo Oliveira somou duas vitórias, dois empates e seis derrotas consecutivas.

Foi justamente nesse momento que o Vasco passou a enfrentar uma grave crise financeira e viu o bom time começar a ser desmanchado. Marcelo Oliveira já tinha uma proposta em mãos do Cruzeiro e pediu para sair. Insatisfeita com o trabalho, a diretoria aceitou.

Um dos líderes do elenco na época, Felipe criticou a forma como Marcelo Oliveira deixou o Vasco. “Não concordo com a atitude do Marcelo Oliveira. Ele nem se despediu do grupo. Com certeza já sabia da situação do Vasco. É fácil ir embora depois de perder algumas partidas e tendo uma proposta melhor de outro clube [Cruzeiro]. Isso serve para que todos aprendam”, disse na oportunidade.

Voltando ao presente, Marcelo Oliveira, portanto, terá um reencontro nem tão agradável. Evidentemente que o tempo já passou e as feridas do relacionamento ruim já cicatrizaram.

Vasco quer mostrar força de São Januário; Flu testa novo esquema

O jogo desta quinta-feira será importante também por outros fatores. O Vasco mostrou força diante do Bahia, na Copa do Brasil. Após perder por 3 a 0, em Salvador, o time venceu os baianos por 2 a 0 em São Januário. O objetivo do técnico Jorginho é mostrar que em casa, manda o Cruzmaltino.

"Sabemos o quão importante é conquistar os pontos em casa. Esse jogo foi fundamental para que a gente entenda que aqui é nossa casa. Temos que nos sentir assim, acolhidos e amados”, disse Jorginho.

Do outro lado, o Fluminense fará a estreia de Marcelo Oliveira. E isso representou uma mudança na forma da equipe jogar. Se com Abel Braga o time era montado com três zagueiros, com o novo comandante a história é outra. Poderá isso mudar a pegada do Tricolor?

“Não é só ao zagueiro não. É o time todo. Quando a gente perde a bola, estamos com um a menos para defender. Precisamos ter um posicionamento muito bom. A Copa do Mundo nos mostrou isso. O time todo tem que defender”, finalizou Gum.

VASCO X FLUMINENSE

Data e hora:19/07/2018, quinta-feira, às 20h (horário de Brasília)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Bruno Salgado Rizzo (SP)

Vasco
Martin Silva; Yago Pikachu, Paulão (Breno), Ricardo e Henrique; Desábato, Andrey, Wagner e Giovanni Augusto; Kelvin e Andrés Rios
Técnico: Jorginho

Fluminense
Julio Cesar; Léo, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Jadson, Dodi e Sornoza; Marcos Jr e Pedro
Técnico: Marcelo Oliveira