Topo

Vitória solidária e "planejada há duas semanas" encanta Aguirre no SP

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/07/2018 00h30

Para vencer o Flamengo por 1 a 0 e se tornar vice-líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo precisou de muita aplicação. No primeiro tempo, o time apresentou marcação praticamente perfeita - e foi salvo pelo travessão quando falhou. No segundo, foi eficiente para balançar as redes e suportar a pressão rubro-negra. A atuação coletiva deixou o técnico Diego Aguirre bastante satisfeito.

"A vitória saiu porque fomos taticamente ordenados, com plano de jogo cumprido depois de muitos dias falando de Flamengo. Não falamos disso ontem apenas. São duas semanas falando desse jogo importantíssimo, para chegar ao Maracanã e conquistar o triunfo. O São Paulo mostrou personalidade e foi um time solidário. Que sofreu e jogou junto", analisou o treinador.

O São Paulo agora soma três vitórias consecutivas no Brasileirão, as três sem tomar nenhum gol. Sob o comando do uruguaio, a equipe atuou 21 vezes e não sofreu gols em 11 delas. Essa eficiência defensiva tem aparecido muito pela entrega mostrada pelos atletas, que não se poupam nem mesmo com o risco de ficarem suspensos para a partida seguinte.

Para o duelo com o Corinthians às 21h de sábado, por exemplo, sete são-paulinos poderiam cumprir suspensão. No fim, Everton e Sidão levaram o terceiro amarelo em lances de indisciplina. E o time mostrou equilíbrio nas disputas de bola: "Eu falei que seria complicado jogar com tantos pendurados. Mas que não poderíamos perder nossa agressividade. Nãoo podíamos pensar nisso, tínhamos que ganhar, dar o máximo e correr riscos. A saída de um jogador da oportunidade para outros e temos confiança em todos".

Além de Everton e Sidão, Jucilei e Joao Rojas são dúvidas para o Majestoso no Morumbi, já que saíram lesionados contra o Flamengo. Araruna também estará suspenso no clássico, mas por ter sido expulso. Esse lance, aliás, fez com que Aguirre mudasse seu hábito e reclamasse o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior.

"O que não gostei foi da arbitragem. E nunca falo disso. Foi mal expulso Araruna, teve um pênalti claro na mão (de Rômulo, no primeiro tempo). Talvez a pressão da torcida do Flamengo deixe as decisões difíceis, mas não gostei. E normalmente não falo isso, mas senti que poderiam ser melhores condições", desabafou.