Topo

"Garotos do Ninho" fazem mais da metade dos gols do Fla no Brasileiro

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/07/2018 04h00

O Flamengo aproveita mais a base a cada ano que passa e cultiva o sonho de depender menos de jogadores que venham de fora. Com conquistas importantes nos torneios de acesso ao profissional, o Rubro-negro também vê os "Garotos do Ninho" alcançarem sucesso no elenco principal. Eles são os responsáveis por mais da metade dos gols marcados pelo time no Campeonato Brasileiro, competição da qual é líder, com 30 pontos.

O clube da Gávea já balançou as redes 23 vezes, e a base contribuiu com 13 gols até a 14ª rodada. Os artilheiros são Lucas Paquetá e Vinicius Júnior, ambos com quatro gols. O segundo já treina no Real Madrid-ESP, sendo considerado o case de sucesso do trabalho realizado nas divisões inferiores do clube.

Negociado com a Udinese-ITA, Felipe Vizeu parou nas redes em três oportunidades, enquanto o zagueiro Thuler e o meia Matheus Sávio fizeram um gol cada. A importante contribuição da base não é à toa. Até o momento, nove atletas formados em casa defenderam o Rubro-negro no Brasileirão: César, Léo Duarte, Thuler, Jean Lucas, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior, Felipe Vizeu, Lincoln e Matheus Sávio.

Atualmente, o elenco profissional do Flamengo conta com 30 jogadores, sendo que 11 foram criados no Ninho do Urubu, sem contar o veterano Juan - mais um de raízes rubro-negras. O número é próximo da metade, algo que o Rubro-negro considera ideal no momento. Não só pelas peças, mas pelo aproveitamento nos jogos e relevância em resultados obtidos.

Depois de Vinicius Júnior, o alvo do futebol europeu é o meia Lucas Paquetá. A multa do jovem é de R$ 200 milhões. Ele é a certeza de mais dinheiro nos cofres rubro-negros em um futuro próximo. Por enquanto, o clube só pensa em aproveitar o seu potencial junto aos demais "Garotos do Ninho". No Flamengo, enfim, a base ganhou o espaço tão sonhado.