Topo

Sem brilho de titulares, Corinthians fica no empate com Atlético-PR

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

04/08/2018 22h54

Depois de três vitórias seguidas, o Corinthians descansou quatro titulares e viu o fim de sua sequência positiva na temporada. Diante da torcida em Itaquera, o time alvinegro não saiu do 0 a 0 com o Atlético-PR na noite deste sábado (4), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado não ajuda as duas equipes. Enquanto os paulistas ficam com 26 pontos, ainda fora do G-6 e a oito do atual líder Flamengo, os paranaenses permanecem na antepenúltima colocação, com 14 pontos, a três do Bahia, atual primeiro time fora da zona do rebaixamento. 

Corinthians e Atlético-PR voltam as suas atenções agora para torneios continentais. O time alvinegro faz nesta quarta-feira o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores contra o Colo Colo, em Santiago, às 21h45. Um dia antes, os rubro-negros voltam a duelar com o Peñarol, em Montevidéu, pela Copa Sul-Americana - os donos da casa venceram a primeira partida, em Curitiba, por 2 a 0. 

O melhor: Cássio

O goleiro foi o destaque positivo na apagada noite do Corinthians. Cássio evitou que o adversário marcasse ao fazer boas intervenções tanto no primeiro como no segundo tempo, sendo que até a função de líbero ele bancou.

O pior: Thiaguinho

Thiaguinho domina a bola em Corinthians x Atlético-PR - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Talvez pela falta de experiência, o jovem, de 21 anos, sentiu o fato de atuar improvisado na lateral direita corintiana. Meio-campista de origem, ele ficou aquém do esperado ao substituir o poupado Fagner.

Sem força máxima

De olho na Copa Libertadores e no desgaste da equipe corintiana, o técnico Osmar Loss deu um descanso para alguns titulares. O lateral direito Fagner foi substituído por Thiaguinho. Além da mudança na direita, o treinador promoveu a entrada de Léo Santos na posição de Gabriel; Clayson jogou na vaga de Mateus Vital, enquanto Carlos Augusto atuou no lugar de Danilo Avelar. Já o Atlético-PR não contou com Camacho e Guilherme por questões contratuais, além do lesionado Thiago Heleno.

1º tempo morno termina com pressão visitante

Corinthians e Atlético-PR fizeram uma etapa inicial sem grandes emoções. A equipe da casa teve mais a bola no início, mas não criou nada mais perigoso do que chutes de longe de Pedrinho e Leo Santos que Santos defendeu sem problemas. Já os visitantes cresceram nos 15 minutos finais. Cássio fez boa defesa em chute de Raphael Veiga. Quando o camisa 12 não salvou, Henrique e Carlos Augusto cortaram uma sequência de tentativas rubro-negras.

Mudanças não dão resultados

O panorama do jogo seguiu parecido na etapa final, com os donos da casa com extrema dificuldade para oferecer perigo e Cássio fazendo sua parte quando exigido. Osmar Loss recorreu a Mateus Vital, Araos e até ao veterano Danilo, mas as alterações pouco surtiram efeito. Do outro lado, a equipe de Thiago Santos também não fez o suficiente para tirar o zero do placar. 

Alunos chineses

Jogadores Sub-17 do Shandong Luneng assistem a Corinthians x Atlético-PR - José Eduardo Martins/UOL - José Eduardo Martins/UOL
Imagem: José Eduardo Martins/UOL

Os jogadores de Corinthians e Atlético-PR tiveram a chance de ensinar um pouco do futebol brasileiros para os chineses. Os integrantes das equipes sub-16 e sub-17 do Shandong Luneng foram à Arena para ver o duelo. Os atletas estão no Brasil para treinar no Desportivo Brasil e já acompanharam outras partidas do nacional.

Ficha técnica

Corinthians 0 x 0 Atlético-PR

Data: 04/08/2018
Local: Arena Corinthians, em São Paulo 
Hora: 21h (de Brasília)
Renda: R$ 1.087.600,64 
Público: 28.662 presentes
Cartões amarelos: Cássio, Pedro Henrique (Corinthians); Wanderson, Pablo (Atlético-PR)
Cartões vermelhos: Nenhum

Corinthians: Cássio; Thiaguinho, Pedro Henrique, Henrique e Carlos Augusto; Léo Santos, Douglas, Jadson (Araos), Pedrinho e Clayson (Mateus Vital); Romero (Danilo). Técnico: Osmar Loss.

Atlético-PR: Santos; Jonathan, Paulo André (Wanderson), Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Lucho González; Marcelo Cirino, Raphael Veiga (Bruno Nazário) e Marcinho (Nikão); Pablo. Técnico: Tiago Nunes.