Topo

Até os mais "fominhas" concordam com o rodízio de Mano no Cruzeiro

Frequentemente utilizado, Fábio aprova rodízio de jogadores até no gol do Cruzeiro - Liamara Polli/AGIF
Frequentemente utilizado, Fábio aprova rodízio de jogadores até no gol do Cruzeiro Imagem: Liamara Polli/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

11/08/2018 04h00

Todo jogador gosta de estar em campo independente da partida, mas no atual cenário do Cruzeiro até mesmo os atletas mais "fominhas" compreendem que o momento é de poupar para as decisões. Depois de o técnico Mano Menezes adiantar que continuará com o rodízio, outros atletas também aprovaram a estratégia do comandante. Um deles é Fábio, um dos mais utilizados na temporada.

"Hoje, as equipes são mais equilibradas. Você, às vezes, não tem um grupo de tanta qualidade ou quantidade para conseguir jogar em alto nível em todas as competições. Tem de ter muita sabedoria, usar bastante o departamento físico, de fisioterapia, de fisiologia para se manter bem equilibrado em todas as competições. Mas é difícil", comentou o goleiro, em entrevista ao Sportv.

Dos 43 jogos oficiais do Cruzeiro até o momento no ano, Fábio jogou em 37 ocasiões. Ninguém atuou mais que o goleiro no elenco. Os próximos da fila são Robinho, com 35, e Egídio, com 33 partidas. Nem por isso esses jogadores escaparam do rodízio de Mano Menezes. Na última rodada do Brasileiro, Fábio deu lugar a Rafael no gol contra o Vitória. No duelo contra o Flamengo, é possível que a estratégia se repita, já que na próxima quarta-feira a Raposa reencontra o Santos valendo vaga nas semifinais da Copa do Brasil.

"Com essa mudança de calendário, em que as competições se estendem até o fim do ano, se torna muito mais desgastante para o atleta. Chega uma hora em que você não tem mais peças de reposição", acrescentou.

Até o fim do mês, o Cruzeiro ainda volta a enfrentar o Flamengo pela Libertadores, dia 29 no Mineirão. Antes disso, a equipe ainda pegará Bahia, Grêmio e Fluminense pelo Brasileirão, completando a lista de nove partidas em um só mês.