Topo

Botafogo visita Paraná e inicia "era Zé Ricardo" de olho na arbitragem

Novo comandante! Zé Ricardo faz sua estreia pelo Botafogo diante do Paraná - VITOR SILVA/SSPRESS/BOTAFOGO
Novo comandante! Zé Ricardo faz sua estreia pelo Botafogo diante do Paraná Imagem: VITOR SILVA/SSPRESS/BOTAFOGO

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/08/2018 04h00

O Botafogo visita o Paraná neste domingo, às 11h, na Vila Capanema. A partida marcará a estreia do técnico Zé Ricardo à frente do clube. Outro assunto, no entanto, tem tirado o sono da diretoria de General Severiano: os erros cometidos pela arbitragem em jogos do Alvinegro.

A diretoria já realizou três reclamações formais à CBF nos últimos três meses. Na avaliação dos dirigentes do Botafogo, são quatro erros claros e que custaram sete pontos ao Alvinegro na tabela de classificação.

O mais recente foi na última semana, quando a arbitragem anulou um gol legal da equipe diante do Santos já na reta final do duelo que terminou empatado por 0 a 0. Tanto o árbitro principal, Paulo Roberto Alves Junior, quanto o assistente, Pedro Martinelli Christino, ambos do Paraná, foram afastados para reciclagem pela CBF.

Antes houve erros, segundo o Botafogo, nas partidas contra Vitória (pênalti em Kieza não assinalado), São Paulo (alegam que pênalti de Rabello em Everton não ocorreu) e Bahia (reclamam que pênalti de Aguirre, que ainda foi expulso, não ocorreu). Segundo as contas do Alvinegro seriam mais quatro pontos contra os baianos, dois contra os santistas e mais um diante dos são-paulinos.

Zé Ricardo ainda não enfrentou esse tipo de problema pelo Botafogo, embora estivesse no estádio contra o Santos – Bruno Lazaroni comandou o time de maneira interina. Sem entrar no assunto, o comandante comenta sua estreia e analisa o adversário deste domingo.

“Uma estreia esperada por mim e que a gente possa fazer um bom jogo em Curitiba. Uma semana leve de treino... O Botafogo já tem uma base, uma forma de jogar”, disse o treinador alvinegro.

“A maneira com que o Paraná joga não condiz com a situação na tabela. Os enfrentei pelo Vasco, o Paraná tem bons números e vai fazer um jogo forte em Curitiba e espero um jogo decidido nos pequenos detalhes”, completou Zé Ricardo.

A expectativa do treinador é que o Botafogo dê boa resposta com sua chegada e apresente uma arrancada, como aconteceu ao assumir Flamengo e Vasco. Zé Ricardo vê o Alvinegro em condições de lutar por algo maior que a permanência na Série A.

“Tem equipes ainda com jogos a menos. Nós precisamos pontuar, temos ambições e a primeira é se afastar dessa zona perigosa. Temos peso de camisa e precisamos pensar grande. Vamos recuperar a confiança para voltar a jogar bem”, concluiu.

PARANÁ X BOTAFOGO

Data e hora: 12/08/2018, domingo, às 11h (horário de Brasília)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (Paraná)
Árbitro: Raphael Clauss (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Rogério Pablos Zanardo (SP)

Paraná
Richard; Júnior, René Santos, Rayan e Igor; Leandro Vilela (Alex Santana), Torito González e Maicosuel; Silvinho, Rodolfo e Rafael Grampola
Técnico: Rogério Micale

Botafogo
Saulo; Marcinho, Rabello, Carli e Moisés; Lindoso (Jean), Matheus Fernandes, Léo Valência e Luiz Fernando; Kieza e Aguirre (Pimpão)
Técnico: Zé Ricardo