Topo

Dourado marca após 2 meses, Fla bate Cruzeiro e segue na cola do São Paulo

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/08/2018 17h51

O Flamengo se recuperou no momento certo dos últimos resultados negativos através de um protagonista improvável. Diante de um Maracanã com mais de 50 mil torcedores, o Rubro-negro venceu o Cruzeiro por 1 a 0, neste domingo (12), com um gol de Henrique Dourado. O artilheiro estava "escanteado" nos últimos jogos e balançou as redes depois de dois meses de jejum.

Com 37 pontos, o Flamengo está na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, um ponto atrás do São Paulo (38), que venceu o Sport por 3 a 1, na Ilha do Retiro. Resta apenas uma rodada para o encerramento do primeiro turno. Ela acontece no próximo final de semana. Cariocas e mineiros entram em campo no domingo (19). O Rubro-negro visita o Atlético-PR, às 11h, enquanto o Cruzeiro recebe o Bahia, às 16h.

Antes, porém, as equipes entram em campo pela Copa do Brasil, quarta-feira (15), como mandantes. No Maracanã, o Flamengo recebe o Grêmio, às 21h45. Já o Cruzeiro duela contra o Santos, às 19h30, no Mineirão. Os confrontos valem vaga nas semifinais do torneio nacional.

Diego é homenageado pelos 100 jogos com a camisa do Flamengo

Antes de a bola rolar, o meia Diego foi homenageado pelos 100 jogos no Flamengo. Ele recebeu uma camisa personalizada com a marca e também uma placa. Os presentes foram entregues pelos dirigentes rubro-negros, que posaram para fotos ao lado do jogador.

Dourado volta, recebe amarelo e fica fora novamente

Depois de ter sido utilizado em apenas três minutos dos últimos sete jogos, o atacante Henrique Dourado voltou ao time titular do Flamengo. Sem Fernando Uribe, lesionado, ele foi a opção do técnico Maurício Barbieri. No entanto, recebeu cartão amarelo logo aos 8min por falta em Rafinha e terá de cumprir suspensão automática na competição nacional. Vale lembrar que o Ceifador chegou a ser a terceira opção para a posição de centroavante, atrás de Uribe e Lincoln.

Mas... Ele voltou a “ceifar”!

Desde a 10ª rodada, Dourado não balançava as redes. Só que o gol apareceu no momento certo, quando ele pode tentar renascer no clube após a saída de Paolo Guerrero para o Internacional. Aos 22min, Everton Ribeiro recebeu e enfiou linda bola para o atacante. De biquinho, ele colocou no fundo da rede de Rafael. A bola ainda bateu nas duas traves antes de entrar. Com visual novo - adotou o bigode -, O Ceifador comemorou muito perto dos torcedores e ao lado dos companheiros.

Cruzeiro chega só depois dos 40min. E Trauco salva gol de empate

Com uma postura absolutamente defensiva, o Cruzeiro esperava os erros do Flamengo na expectativa de encaixar o contra-ataque. Chegou pela primeira vez aos 41min, quando Raniel tocou e a bola passou paralela ao gol de Diego Alves. Aos 43min, o modificado time cruzeirense quase empatou. Henrique cabeceou após escanteio cobrado por Mancuello. O peruano Trauco salvou em cima da linha.

Mineiros colocam titulares em campo na busca pelo empate

Ainda que distante dos primeiros colocados e com a maioria dos jogadores poupados, o Cruzeiro não vendeu com facilidade o resultado para o Flamengo. O técnico Mano Menezes colocou Thiago Neves, Arrascaeta e Robinho no decorrer da segunda etapa. A expectativa era a de mudar a postura defensiva e de só apostar nos contra-ataques. Os visitantes queriam um resultado melhor.

Só que... Pararam nas mãos de Diego Alves

A melhor chance criada foi aos 31min do segundo tempo. Só que Diego Alves impediu o empate cruzeirense. O goleiro rubro-negro fez defesa extraordinária após cabeceio de Arrascaeta. Os jogadores do Cruzeiro pediram gol, mas a bola não cruzou inteira a meta. Alívio do Flamengo por um resultado importantíssimo.

FLAMENGO 1 X 0 CRUZEIRO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA)
Auxiliares: Helcio Araújo Neves (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA)
Renda: R$1.530.899,60
Público: 50.402 pagantes / 55.276 presentes
Cartões amarelos: Henrique Dourado, Lucas Paquetá e Diego Alves (Flamengo); Ariel Cabral, Raniel e Arrascaeta (Cruzeiro)
Gol: Henrique Dourado, aos 22min do primeiro tempo

Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Trauco; Piris da Motta, Lucas Paquetá, Diego (Willian Arão), Everton Ribeiro e Vitinho (Marlos); Henrique Dourado (Pará)
Técnico: Maurício Barbieri.

Cruzeiro
Rafael; Ezequiel, Léo, Manoel e Marcelo Hermes; Henrique, Ariel Cabral; Mancuello (Thiago Neves), Rafinha (Robinho) e David (Arrascaeta); Raniel
Técnico: Mano Menezes