Botafogo sofre gol aos 51min e empata com Paraná na estreia de Zé Ricardo

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Botafogo vencia até os 51min do segundo tempo, quando sofreu gol de Alex Santana e definiu o empate por 1 a 1 neste domingo, na Vila Capanema, em Curitiba, na estreia do técnico Zé Ricardo. Lindoso abriu o placar. A etapa inicial ficou marcada por uma confusão que resultou na expulsão de dois jogadores - um de cada equipe.

Com o resultado, o Botafogo chega aos 22 pontos e fica na 10ª posição no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a campo na quinta-feria, quando receberá o Nacional-PAR pela Sul-Americana. O Paraná segue na lanterna com 14 pontos e encara o Internacional no próximo domingo.

Quem foi bem? Renatinho

Apoiador precisou de cinco minutos para fazer boa jogada, o que Leo Valencia não fez após 66 minutos em campo. Ele encontrou Luiz Fernando, que foi derrubado na área. 

Quem foi mal? Leo Valencia e Maicosuel

Os camisas 10 de Botafogo e Paraná tiveram atuações para serem esquecidas. Leo Valencia errou praticamente tudo que tentou. O chileno aparecia o tempo todo para o jogo e ninguém sabe se isso é uma boa ou má notícia. Maicosuel, por sua vez, parece um ex-jogador em atividade. Cisca o tempo todo, mas pouco entrega para a equipe.

Leo Valencia perde gol após passe açucarado de Aguirre

Aguirre aproveitou bem a oportunidade no comando do ataque e teve boa atuação. Logo nos minutos iniciais, o uruguaio deu passe açucarado para Léo Valência. O chileno driblou Richard e chutou para fora.

Cobrança de falta mais ridícula do ano

O camisa 10 do Botafogo realmente não vive grande momento. Além de perder várias bolas durante o jogo e não contribuir com bons passes ou finalizações, Leo Valencia, ao menos, arrancou risadas dos torcedores do Paraná. Em uma simples cobrança de falta ele se enrolou todo com Marcinho em um dos lances mais bizarros da temporada.

Luiz Fernando quase faz golaço

Apesar da péssima partida de Valencia, o Botafogo se fez presente no ataque e acumulou boas oportunidades para abrir o placar. Após o chileno perder gol feito, Luiz Fernando quase fez um golaço. Da entrada da área ele emendou um sem-pulo e mandou na gaveta. Richard se esticou todo e salvou.

Confusão e expulsão

Um lance importante ocorreu aos 25min do primeiro tempo. Silvinho e Maicosuel dobraram a marcação em Matheus Fernandes, que foi jogado ao chão e se irritou. O volante do Botafogo tentou um pisão no atacante do Paraná e viu uma confusão generalizada ser formada. Ele acabou expulso pelo lado do Alvinegro. Do lado Tricolor, Cleber Reis, que se descontrolou e desferiu empurrões, também levou o vermelho.

Pimpão quase abre placar

Após a expulsão, o jogo ficou mais truncado e as chances de gol diminuíram. Mesmo assim foi o Botafogo quem quase abriu o placar novamente. Em cruzamento da direita, Rodrigo Pimpão apareceu livre de marcação na área e cabeceou para fora. Deslocado, o goleiro Richard só olhou e rezou para a bola não entrar.

Luiz Fernando perde gol na volta do intervalo

Logo aos 3min do segundo tempo, o Botafogo mostrou que o enredo seria bem parecido com o do primeiro tempo. O time dominou, mas perdia muitos gols. Luiz Fernando foi o responsável da vez. Ele fechou cruzamento na pequena área e, de primeira, escorou por cima do gol de Richard.

Renatinho entra, e Botafogo abre placar

O técnico Zé Ricardo mostrou ter estrela. Aos 21min do segundo tempo, Leo Valencia que fazia péssima partida, foi substituído por Renatinho. Foram precisos apenas cinco muntos em campo para que o apoiador fizesse uma jogada que resultou no gol do Botafogo. O apoiador encontrou Luiz Fernando, que foi derrubado dentro da área. Lindoso cobrou com tranquilidade e converteu: 1 a 0.

Paraná marca aos 51min e decreta empate

Quando a vitória parecia definida, o Botafogo vacilou e viu o Paraná reagir. Aos 51min do segundo tempo, Alex Santana fez algo que o time da casa nao havia feito até então: chutou no gol. A bola desviou em Igor Rabello e matou o goleiro Saulo, que nada pôde fazer.

PARANÁ 1 X 1 BOTAFOGO

Data e hora: 12/08/2018, domingo, às 11h (horário de Brasília)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (Paraná)
Árbitro: Raphael Clauss (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Rogério Pablos Zanardo (SP)
Gols: Rodrigo Lindoso, aos 26min, Alex Santana, aos 51min do segundo tempo
Cartões amarelo: René Santos, Richard e Alex Santana (PAR) Marcinho, Jean e Renatinho (BOT)
Cartões vermelho: Matheus Fernandes (BOT) Cleber Reis (PAR)

Paraná
Richard; Júnior, René Santos, Cléber Reis e Igor; Alex Santana, Torito González e Maicosuel (Rodolfo); Silvinho (Caio Henrique), Carlos e Rafael Grampola (Baéz)
Técnico: Rogério Micale

Botafogo
Saulo; Marcinho, Rabello, Carli e Moisés; Lindoso, Matheus Fernandes, Leo Valencia (Renatinho) e Luiz Fernando (Jean); Pimpão (João Pedro) e Aguirre
Técnico: Zé Ricardo

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos