Topo

Dourado supera Vinicius Júnior, vira artilheiro do Fla e tenta se reerguer

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/08/2018 04h00

Henrique Dourado ganhou um sopro de esperança no Flamengo. Ao fazer o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no último domingo (12), no Maracanã, o Ceifador manteve o time em perseguição ao líder São Paulo, quebrou o jejum de dois meses sem balançar as redes e obteve sucesso na tentativa de se reerguer. Ele, inclusive, superou Vinicius Júnior - hoje no Real Madrid - e assumiu de forma isolada a artilharia do Rubro-negro na temporada. São 11 gols do agora bigodudo atacante.

O jovem de R$ 164 milhões era o goleador do Flamengo há quase três meses. Dourado empatou com ele em 7 de junho, quando o time venceu o Fluminense por 2 a 0. Desde então, ambos carregavam a marca de dez gols em 2018 com a camisa rubro-negra. Vinicius Júnior se despediu, enquanto o Ceifador viveu um drama particular no Ninho do Urubu.

Henrique Dourado comemora o gol da vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Cruzeiro - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo
A queda de rendimento foi evidente, mas também pesaram contra o camisa 19 o retorno momentâneo de Paolo Guerrero, agora no Internacional, assim como a contratação de Fernando Uribe e as oportunidades ao garoto Lincoln. Como se diz no futebol, Dourado estava "escanteado" e sem muita perspectiva de voltar ao time titular.

Só que a característica da partida e a lesão do colombiano Uribe o fizeram centroavante do Flamengo novamente. O gol de biquinho veio na hora certa. Nem mesmo o terceiro cartão amarelo, que o deixará fora do jogo contra o Atlético-PR, domingo (19), às 11h (de Brasília), em Curitiba, abalou o atacante.

Se atualmente não é o dono da posição, o Ceifador mostrou-se útil e deixou clara a vontade de ajudar o Flamengo. Certamente, o que ele não espera passar novamente são os sete jogos com apenas três minutos em campo.

“É preciso sempre evoluir. Não vivemos apenas de dias bons. Já passei muitos momentos na carreira, mas tenho equilíbrio. É importante ter os pés no chão independentemente de ter feito o gol da vitória. É doído ficar de fora e não ser utilizado, ninguém se sente feliz com isso. Só que dou o meu máximo em todos os momentos que visto essa camisa. Saio de campo esgotado. Estarei pronto quando o treinador precisar de mim”, afirmou.

O técnico Maurício Barbieri vibrou bastante com o sucesso do comandado e disse que a decisão por Dourado foi acertada. Ele também fez questão de ressaltar o papel do artilheiro do time na temporada.

"Sempre frisei a importância do Dourado, do Lincoln e do Uribe. São jogadores de qualidade e que nos ajudam bastante. Só posso relacionar 18 na Libertadores. São 23 no Brasileiro. Você acaba por deixar atletas de fora. Isso não quer dizer que ele não tenha importância no Flamengo", encerrou.