Topo

Atleticanos criticam "torcida única" e sugerem estratégia aos flamenguistas

Arena da Baixada não tem separado espaço para visitantes: atleticanos são contra - CLEBER YAMAGUCHI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Arena da Baixada não tem separado espaço para visitantes: atleticanos são contra Imagem: CLEBER YAMAGUCHI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

14/08/2018 18h29

Torcedores do Atlético Paranaense começaram uma mobilização nas redes sociais para orientar à torcida do Flamengo que resolver ir à Arena da Baixada no próximo domingo (19) a escolher um único setor do estádio para assistir ao jogo entre os times, de modo a “driblar” a determinação de “torcida única” imposta pelo Ministério Público do Paraná em parceria com o próprio Furacão.

Mapa Arena CAP - Reprodução/Site oficial CAP - Reprodução/Site oficial CAP
Mapa de lugares da Arena da Baixada: sugestão para torcida do Fla se concentrar em um setor apenas
Imagem: Reprodução/Site oficial CAP

A determinação prevê que não haja espaço reservado para torcedores visitantes no estádio atleticano, tampouco seja permitida a entrada de pessoas com camisas de clubes que não sejam do Atlético. A medida esteve em vigor nos jogos contra Cruzeiro, Inter, São Paulo, Santos e Vitória. A presença de “visitantes” é garantida por lei, mas não há a obrigatoriedade, de acordo com o MP-PR, de haver setor determinado. Torcedores dos clubes visitantes acabaram se organizando em um mesmo setor, espontaneamente.

Agora, prevendo um grande número de flamenguistas em Curitiba, os atleticanos sugerem uma ação. “Que eles se reúnam no setor Coronel Dulcídio Inferior ou na curva da Coronel Dulcídio Superior com a Getúlio, onde a torcida do Peñarol ficou. É mais seguro tanto pra eles quanto pra nós”, disse a torcedora Milene Szaikowski, designer, que puxou o tema nas redes sociais com a hashtag “#PeloFimDaTorcidaÚnica”.

No jogo citado pela torcedora, pela Copa Sul-Americana, a Conmebol determinou a presença dos uruguaios em local reservado. Já a CBF não questionou a decisão conjunta de MP-PR e Atlético. No jogo do Furacão contra o Internacional houve foco de briga entre torcedores. “Na verdade, neste mês, temos três jogos com potencial enorme para confusão, contra o Flamengo, Grêmio e Vasco. Todos clubes com torcida grande e que acabam vindo pra cá”, disse a idealizadora, que ainda ressaltou que os atleticanos são contra a medida:

“Alegaram que seria uma forma de diminuir a violência e trazer as famílias de novo para o estádio. Mas o que vejo é justamente o contrário, inúmeros pais com medo de levarem filhos pequenos ao jogo por medo de uma confusão generalizada. Sem falar sobre a reciprocidade que os clubes tem feito com o atlético, impedindo atleticanos que morem em outras cidades de acompanhar o clube, assim como aqueles que gostam de viajar.”

Questionado sobre a manutenção da medida, o promotor Maximiliano Deliberador afirmou que o Atlético não deu nenhum indício de mudança e que o MP deve divulgar um estudo dos resultados da “torcida única” nos próximos dias.