Topo

Animado com Cuca, Santos "usa" Sport para espantar Série B e testar gringos

Presidente Peres está satisfeito com o trabalho de Cuca e já vê técnico acertar o time - Ivan Storti/SantosFC
Presidente Peres está satisfeito com o trabalho de Cuca e já vê técnico acertar o time Imagem: Ivan Storti/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/08/2018 04h00

O Santos acredita ter dado início a um novo momento na temporada após a vitória por 2 a 1 contra o Cruzeiro, na última quarta-feira (15), em Belo Horizonte. Mesmo eliminado da Copa do Brasil, conseguiu por fim a uma incômoda série de dez jogos, ou dois meses, sem vencer.

Agora, a equipe do técnico Cuca quer usar a partida contra o Sport, neste sábado, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, para embalar de vez e, enfim, afastar-se da zona do rebaixamento da competição.

O triunfo contra os mineiros serviu como um despertar para os santistas. Sem grandes expectativas de seus torcedores, ainda mais após a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, na Vila Belmiro, venceu de virada o time de Mano Menezes no tempo normal e só foi derrotada na decisão por pênaltis. O jogo ainda ficou marcado por uma polêmica da arbitragem, que apitou o fim do jogo durante um contra-ataque do Santos.

“Fui para Belo Horizonte na última segunda-feira (13), acompanhei os treinamentos da equipe, vi a preleção e tenho conversado muito com o Cuca. Nós precisamos de reforços? Sim, precisamos, mas são nomes muito pontuais. Ele acha que o time é forte e deu a primeira grande resposta. Todos falam que o Cuca, quando dirige um clube, passa uns quatro jogos observando para arrumar tudo. Se perceber, já houve muito ganho de qualidade. Já tem esquema de jogo, os jogadores estão participando mais. Pegamos o Cruzeiro com 50 mil no estádio e ganhamos deles lá”, disse a presidente José Carlos Peres em entrevista ao UOL Esporte.

Cuca passou por dificuldades até conseguir a primeira vitória, após cinco jogos, mas começa a empolgar os dirigentes pela nova postura da equipe.

“Acredito que conseguiremos mais uma grande vitória no sábado e depois. Vamos sair dessa rapidinho porque temos time e os jogadores estão animados. Uma hora essa bola tinha que entrar, então vamos rezar para tudo correr bem”, afirmou Peres.

A partida servirá, também, para testar mais uma vez os reforços estrangeiros, principais investimentos do clube para o segundo semestre: o meia costarriquenho Bryan Ruiz, o volante uruguaio Carlos Sánchez e o atacante paraguaio Derlis González.

Os jogadores sequer foram relacionados para a última partida já que nenhum deles pôde ser inscrito para a Copa do Brasil. Desses, somente Carlos Sánchez deverá ser titular.

O período serviu para o aprimoramento da condição física e técnica dos jogadores, que tem gerado preocupação da comissão técnica do clube. O trio de estrangeiros teve uma semana inteira para recuperar-se de lesão e trabalhar. Essa, por sinal, será a primeira aparição dos jogadores aos santistas na Vila Belmiro.

Para a partida, Cuca não conseguiu realizar treinos táticos, pois o CT Rei Pelé ficou um pouco alagado por conta da forte chuva no litoral paulista na sexta. Luiz Felipe, Copete e Yuri foram vetados pelo departamento médico para o duelo.

A boa notícia é o retorno do atacante Eduardo Sasha, recuperado de lesão na coxa esquerda. O atacante não atuava desde o jogo contra o América-MG, no dia 29 de julho.

O Sport, por sua vez, terá novidades para o confronto. A partida marca a reestreia do técnico Eduardo Baptista, de volta ao clube após saída conturbada, em 2015, quando trocou o clube pernambucano pelo Fluminense.

Para o jogo, Baptista deve escalar pela primeira vez o centroavante Hernane. O novo treinador realizou uma série de testes nos primeiros treinamentos. Provavelmente, além de Hernane, serão mais duas modificações com relação a equipe que perdeu por 3 a 1 para o São Paulo, no último domingo (12). Fellipe Bastos e Rafael Marques devem deixar a equipe para as entradas de Marlone e Rogério, respectivamente.

Os pernambucanos ocupam a 14ª colocação, mas com apenas 20 pontos, dois a frente do Santos, primeiro clube da zona de rebaixamento.

O último confronto na Vila Belmiro, pelo Brasileiro no último ano, marcou a única vitória dos pernambucanos na história: 1 a 0, com gol do atacante Osvaldo.

FICHA TÉCNICA
Santos x Sport

Data: 18 de agosto de 2018, sábado
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves e Heronildo Freitas da Silva (ambos do PA)

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Rodrygo, Gabigol e Bruno Henrique. Técnico: Cuca

Sport: Magrão; Cláudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Deivid, Ferreira e Gabriel; Marlone, Rogério e Hernane. Técnico: Eduardo Baptista