Topo

Com sal grosso e apoio da torcida, Santos vence Sport e se afasta da degola

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/08/2018 17h53

O apoio da torcida surtiu efeito na Vila Belmiro. Neste sábado (18), o Santos venceu o Sport por 3 a 0, com gols de Eduardo Sasha, Rodrygo e Victor Ferraz, e deixou a zona de rebaixamento. Mais de 10 mil santistas foram ao estádio apoiar a equipe e chegaram a jogar sal grosso no ônibus dos jogadores para “afastar” a má sorte.

Diante do dono da segunda pior defesa da competição, com 30 gols sofridos em 19 jogos, o clube conquistou sua primeira vitória na Série A desde a pausa para a Copa do Mundo. A última havia sido contra o Fluminense, dia 13 de junho. O triunfo levou o Santos da 17ª para a 12ª posição, com 21 pontos, e empurrou o Vitória para a degola. A equipe, no entanto, ainda pode perder posições no decorrer da rodada que fecha o primeiro turno e tem um jogo a mais que os adversários, pois, devido ao calendário da Libertadores, já disputou a 20ª rodada. Já o Sport levou a pior no retorno de Edilson Baptista e de Hernane Brocador e estacionou no 15º lugar, com 20 pontos.

Agora, o time da Vila Belmiro volta suas atenções para a Copa Libertadores. Na próxima terça-feira, a equipe enfrentará o Independiente em Avellaneda, pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio continental. O Sport, por sua vez, receberá o América-MG na quarta-feira, pela 20ª rodada do Brasileirão.

Gringos e Sasha ganham chance e brilham
O trio de estrangeiros contratados para o segundo semestre mostrou a que veio. Na estreia diante da torcida na Vila Belmiro, o uruguaio Carlos Sánchez, o costarriquenho Bryan Ruiz e o paraguaio Derlis Gonzáles foram essenciais para garantir o domínio santista no jogo. Sánchez foi participativo tanto como volante quanto na meia e mostrou repertório nos bons passes. Ele deixou Gabriel na cara do gol pelo menos duas vezes, mas o atleta parou nas boas defesas de Magrão.

Os três participaram das jogadas de dois dos três gols. Logo no primeiro minuto, Sánchez abriu espaço com um lançamento, González cruzou na área para o aniversariante Bryan Ruiz tocar para Sasha marcar seu primeiro gol na competição. Recuperado de uma lesão na coxa, o atacante não jogava havia cinco partidas e não marcava desde março. Derlis ainda fez o cruzamento para o gol de Rodrygo. Do lado do Sport, o goleiro Magrão se destacou por evitar uma derrota ainda mais elástica.

Rogério perde a cabeça e é expulso
O Sport ainda perdia apenas por 1 a 0 e buscava a reação quando Rogério perdeu a cabeça e foi expulso. Já advertido, o jogador fez falta dura em González e recebeu o cartão vermelho. Com um a menos, o Sport até tentou resistir, mas acabou atropelado pelo Santos. Deivid também deu bobeira e perdeu a bola na entrada da área do Sport, mas Magrão conseguiu recuperá-la antes dos rivais.

Gabriel, é você?
Alvo de críticas da torcida pelas atuações abaixo do esperado nos últimos jogos, Gabigol esteve irreconhecível neste sábado. E para o bem. Esforçado e motivado desde a chegada de Cuca ao comando do Santos, o jogador se destacou tanto na defesa quanto no ataque, pressionou a saída de bola do Sport, conseguindo desarmes importantes, puxando contra-ataques e chutando com perigo ao gol. Gabriel perdeu uma chance de marcar aos 34 minutos do primeiro tempo, quando recebeu um passe de Sánchez e acabou parando em Magrão. Pouco depois, ajeitou com o peito para Bryan Ruiz chutar, mas o companheiro errou a pontaria.

Gol no início ‘salva’ planos do Santos
Nem o torcedor mais otimista poderia prever um gol logo no primeiro minuto de jogo, antes que o Sport tivesse a chance de tocar na bola. Sair na frente no placar tem sido fundamental para o time da Vila Belmiro neste campeonato: as cinco vitórias conquistadas se deram dessa forma. Nas 12 vezes em que saiu perdendo neste torneio, o Santos nunca conseguiu reverter o resultado negativo. O gol no início foi essencial para os planos de Cuca. Mesmo em vantagem, o Santos manteve o ritmo acelerado, pressionando a saída de bola, puxando contra-ataques em velocidade e atacando pelos lados.

Aos 20 minutos de jogo, o Santos pisou um pouco no freio e o Sport conseguiu se encaixar, mas a equipe pernambucana teve dificuldade de furar a marcação santista. A primeira chance só veio no final do primeiro tempo: Rogério driblou Victor Ferraz e cruzou rasteiro para Hernane, mas o Brocador bateu para fora. Vanderlei teve vida fácil no primeiro tempo.

Sport tenta reagir, mas sofre com um a menos
O Sport aproveitou o cansaço dos jogadores do Santos e voltou melhor para o segundo tempo, com uma série de sustos em Vanderlei. Na estreia no comando do Sport, Baptista promoveu as entradas de Fellipe Bastos e Morato no segundo tempo, o que deu gás ao Sport. Hernane, Rogério e Fellipe Bastos levavam perigo com chutes de fora. No entanto, o Sport sofreu com a expulsão de Rogério, que fez falta dura em González aos 11 do segundo tempo e acabou expulso. O Sport não desistiu do empate e quase complicou a vida de Vanderlei, que precisou de dois tempos para defender chutes de Bastos e Morato. Rodrygo e Victor Ferraz, com gols no fim, jogaram uma pá de cal nas aspirações do Sport.

Apostas de Cuca reverberam, e técnico mostra estrela
De olho nas oitavas de final da Libertadores, Cuca optou por poupar alguns jogadores e apostar em quem estava descansado. Bryan, Derlis, Sánchez e Sasha, que passaram a semana treinando no CT e não enfrentaram o Cruzeiro pela Copa do Brasil, ganharam chance e responderam à altura. Apesar de não ter tido tempo de preparar a equipe – o time foi eliminado pelo Cruzeiro na quarta, fez trabalhos regenerativos na quinta e foi impedido de treinar por causa de uma forte chuva que alagou o CT Rei Pelé na sexta –, o treinador ficou a maior parte do jogo na beira do gramado passando orientações aos atletas, o que deu resultado. Além disso, o time mostrou raça e garra, uma significativa mudança de postura. 

Após o intervalo, o treinador precisou sacar Bryan Ruiz, que visivelmente sofreu com a falta de ritmo. O costarriquenho deu lugar a Diego Pituca e fui muito aplaudido pela torcida. Cuca não se acomodou com a vitória parcial e lançou Rodrygo no lugar de Sánchez, e trocou Sasha por Bruno Henrique. Um acerto do treinador, já que Rodrygo foi o responsável por aplacar a tentativa de reação do time pernambucano.

Aos 33, Rodrygo deu um passe certeiro para Victor Ferraz. Ele cruzou para Gabriel marcar, mas o árbitro marcou impedimento. Três minutos depois, Gabigol tocou para Derlis, que cruzou para Rodrygo, lance bem parecido com o anterior. Desta vez, valeu: 2 a 0 para o Santos. No minuto seguinte, Victor Ferraz aproveitou um rebote na entrada da área, mandou para o fundo das redes e selou o triunfo. 

Sal grosso espanta a zica
A torcida do Santos resolveu apelar a todos os recursos na briga do time para fugir da zona do rebaixamento. Antes do jogo na Vila Belmiro, torcedores arremessaram punhados de sal grosso no ônibus da equipe – uma velha superstição para “tirar a zica”. A tática parece ter dado certo.

Victor Ferraz e Alison levam terceiro amarelo
Cuca terá dois desfalques contra o Bahia, pela 21ª rodada do Brasileirão. Alison e Victor Ferraz, que estavam pendurados, levaram o terceiro cartão amarelo contra o Sport e cumprirão suspensão automática no duelo. O jogo será no próximo sábado (25), às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro. Devido ao calendário da Libertadores e Copa do Brasil, o Santos já jogou pela 20ª rodada: empatou com o Ceará no dia 8 de agosto. Daniel Guedes e Pituca devem ser os respectivos substitutos de Victor Ferraz e Alison. Daniel Guedes está há três meses sem jogar: o último duelo foi contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, no fim de maio. 

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 0 SPORT

Data: 18 de agosto de 2018, sábado
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves e Heronildo Freitas da Silva (ambos do PA)
Público: 10.991 torcedores
Gols: Eduardo Sasha, a 1 minuto do primeiro tempo; Rodrygo, aos 36 minutos do segundo tempo; Victor Ferraz, aos 38 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Victor Ferraz, Alison e Derlis González (SAN); Morato, Rogério e Cláudio Winck (SPO)
Cartões vermelhos: Rogério (SPO)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Carlos Sánchez (Rodrygo) e Bryan Ruiz (Diego Pituca); Derlis González, Eduardo Sasha (Bruno Henrique) e Gabriel.
Técnico: Cuca

SPORT: Magrão; Cláudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Deivid (Fellipe Bastos), Ferreira (Morato), e Gabriel; Marlone, Rogério e Hernane (Caros Henrique)
Técnico: Eduardo Baptista