Topo

Everton decide, e Grêmio derrota o Corinthians pela 1ª vez em Itaquera

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

18/08/2018 20h51

O Grêmio deixou a eliminação na Copa do Brasil para trás em grande estilo. O time de Renato Gaúcho derrotou o Corinthians por 1 a 0 na noite deste sábado (18), em Itaquera. Everton, convocado por Tite para a seleção brasileira na última sexta-feira, marcou o gol da primeira vitória gremista na arena alvinegra.

A equipe gaúcha conseguiu controlar a partida durante praticamente os 90 minutos. Sem sofrer e diante de um ataque apático do adversário, os visitantes finalizaram mais e balançaram a rede no começo do segundo tempo, após toque em profundidade de Luan e conclusão perfeita de Everton.

Com 26 pontos, o Corinthians pode perder a sétima posição na tabela do Campeonato Brasileiro para o Cruzeiro, que recebe o Bahia neste domingo. Já o Grêmio soma 36 pontos e supera o Inter, ocupando a terceira posição - o rival gremista enfrenta o Paraná neste domingo, no Beira-Rio.

O Corinthians volta a campo na partida contra o Fluminense, no Maracanã, pela 20ª rodada do Brasileirão. A partida será disputada na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília). O Grêmio, por sua vez, recebe o Cruzeiro em Porto Alegre nas mesmas data e hora.

O melhor: Luan

O camisa 7 do Grêmio jogou como gosta: flutuando perto da área. Atuando dessa forma, o gremista foi o jogador mais perigoso em campo. No segundo tempo, Luan aproveitou uma bola perdida por Gabriel no meio-campo, avançou e descolou um passe perfeito parta Everton marcar.

O pior: Pedro Henrique

O zagueiro corintiano não teve uma boa jornada na noite deste sábado. No primeiro tempo, sofreu para marcar Everton e chegou atrasado em algumas jogadas. Depois, ainda viu o meia-atacante levar a melhor na corrida na área e abrir o placar em Itaquera.

Chance corintiana no primeiro minuto

O Corinthians começou o jogo dando a impressão de que iria pressionar o Grêmio desde os minutos iniciais - Osmar Loss escalou Gabriel e Ralf na contenção, com o quarteto ofensivo formado por Pedrinho, Jadson, Araos e Romero. No primeiro ataque, o time alvinegro conseguiu arrumar um escanteio pela direita. Após a cobrança, Danilo Avelar cabeceou e quase abriu o placar. O goleiro Bruno Grassi espalmou a bola com dificuldades.

Marcação forte e organização gremista

Gabriel - Alexandre Schneider/Getty Images - Alexandre Schneider/Getty Images
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Aos poucos, o Grêmio começou a se organizar. Com dois volantes e um forte marcação no campo de defesa, a equipe de Renato Gaúcho deu pouco espaço para os donos da casa. No ataque, os gremistas buscaram toques rápidos para surpreender o Corinthians em Itaquera. O time gaúcho conseguiu avançar à medida em que abria o jogo, acionando quase sempre Everton pela esquerda.

Finalizações são raras