Everton decide, e Grêmio derrota o Corinthians pela 1ª vez em Itaquera

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

O Grêmio deixou a eliminação na Copa do Brasil para trás em grande estilo. O time de Renato Gaúcho derrotou o Corinthians por 1 a 0 na noite deste sábado (18), em Itaquera. Everton, convocado por Tite para a seleção brasileira na última sexta-feira, marcou o gol da primeira vitória gremista na arena alvinegra.

A equipe gaúcha conseguiu controlar a partida durante praticamente os 90 minutos. Sem sofrer e diante de um ataque apático do adversário, os visitantes finalizaram mais e balançaram a rede no começo do segundo tempo, após toque em profundidade de Luan e conclusão perfeita de Everton.

Com 26 pontos, o Corinthians pode perder a sétima posição na tabela do Campeonato Brasileiro para o Cruzeiro, que recebe o Bahia neste domingo. Já o Grêmio soma 36 pontos e supera o Inter, ocupando a terceira posição - o rival gremista enfrenta o Paraná neste domingo, no Beira-Rio.

O Corinthians volta a campo na partida contra o Fluminense, no Maracanã, pela 20ª rodada do Brasileirão. A partida será disputada na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília). O Grêmio, por sua vez, recebe o Cruzeiro em Porto Alegre nas mesmas data e hora.

O melhor: Luan

O camisa 7 do Grêmio jogou como gosta: flutuando perto da área. Atuando dessa forma, o gremista foi o jogador mais perigoso em campo. No segundo tempo, Luan aproveitou uma bola perdida por Gabriel no meio-campo, avançou e descolou um passe perfeito parta Everton marcar.

O pior: Pedro Henrique

O zagueiro corintiano não teve uma boa jornada na noite deste sábado. No primeiro tempo, sofreu para marcar Everton e chegou atrasado em algumas jogadas. Depois, ainda viu o meia-atacante levar a melhor na corrida na área e abrir o placar em Itaquera.

Chance corintiana no primeiro minuto

O Corinthians começou o jogo dando a impressão de que iria pressionar o Grêmio desde os minutos iniciais - Osmar Loss escalou Gabriel e Ralf na contenção, com o quarteto ofensivo formado por Pedrinho, Jadson, Araos e Romero. No primeiro ataque, o time alvinegro conseguiu arrumar um escanteio pela direita. Após a cobrança, Danilo Avelar cabeceou e quase abriu o placar. O goleiro Bruno Grassi espalmou a bola com dificuldades. 

Marcação forte e organização gremista

Alexandre Schneider/Getty Images

Aos poucos, o Grêmio começou a se organizar. Com dois volantes e um forte marcação no campo de defesa, a equipe de Renato Gaúcho deu pouco espaço para os donos da casa. No ataque, os gremistas buscaram toques rápidos para surpreender o Corinthians em Itaquera. O time gaúcho conseguiu avançar à medida em que abria o jogo, acionando quase sempre Everton pela esquerda.

Finalizações são raras

O jogo concentrado no meio-campo resultou em um duelo com poucas finalizações na primeira etapa. Além da cabeçada de Avelar no início do jogo, o Corinthians chutou a gol com Gabriel, de longe. No lado gremista, houve duas conclusões. Primeiro, com Ramiro, que bateu cruzado e viu Walter se esticar para defender. A segunda ocorreu aos 44 minutos de jogo, com Everton, pelo alto, após toque em profundidade de Ramiro.

Romero volta mais à frente

Ale Cabral/AGIF

Depois de não conseguir entrar na área do Grêmio no primeiro tempo, o Corinthians voltou para a etapa final com uma modificação no posicionamento ofensivo. Romero, que atuava pelo lado esquerdo, passou a jogar mais à frente, como um falso 9, posição em que o atacante paraguaio brilhou nos últimos jogos. Aos 17 minutos, porém, Jonathas entrou no lugar de Jadson. O time paulista, então, passou a atuar no 4-2-3-1, com um centroavante de ofício. 

Grêmio volta melhor e faz 1 a 0

O time gremista foi superior ao corintiano nos primeiros 45 minutos e manteve isso no segundo tempo. O time tricolor obrigou Walter a fazer uma defesa difícil aos seis minutos e conseguiu abrir o placar três minutos depois, com Everton. O meia-atacante recebeu um passe em profundidade de Luan e tocou na saída de Walter, depois de ganhar de Pedro Henrique na corrida.

Loss busca ofensividade

Aos 28 minutos da etapa final, Loss tirou um volante corintiano para lançar um meia ofensivo no jogo. Dessa forma, Ralf deu lugar a Mateus Vital. Gabriel, então, passou a atuar como único volante, com quatro atletas no meio: Romero, Vital, Araos e Pedrinho. 

Duelo dos convocados

Ale Cabral/AGIF

A partida em Itaquera foi marcada também pelo duelo direto entre dois convocados por Tite na última sexta-feira. De um lado, o lateral direito corintiano Fagner. Do outro, o meia-atacante Everton, que atuou aberto à esquerda. 

Grohe sente dores e dá lugar a Grassi

O goleiro titular do Grêmio, Marcelo Grohe, foi confirmado pela assessoria do clube pouco antes de a bola rolar. Mas foi Bruno Grassi quem subiu ao campo. O arqueiro principal do elenco sentiu dores no aquecimento e acabou barrado da partida.

Vitória gremista no sexto jogo em Itaquera

REUTERS/Paulo Whitaker

O Grêmio enfrentou o Corinthians pela sexta vez em Itaquera e só havia alcançado um empate em 2015. O Corinthians venceu dois jogos, em 2014 e um amistoso disputado nesta temporada. Em 2016 e 2017, os times ficaram no empate por 0 a 0.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 0 x 1 GRÊMIO

Data: 18 de agosto de 2018, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (19ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Público: 32.583 pagantes
Renda: R$ 1.621.165,44
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
Cartões amarelos: Fagner (Corinthians); Cortez (Grêmio)

Gol: Everton, aos nove minutos do segundo tempo.

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Ralf (Mateus Vital); Romero, Jadson (Jonathas), Araos e Pedrinho (Emerson Sheik). Técnico: Osmar Loss

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Jaílson e Cícero; Ramiro (Alisson), Luan e Everton (Pepê); Jael (Thaciano). Técnico: Renato Gaúcho

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos