Topo

Fora da Copa do Brasil, Grêmio faz do Brasileiro laboratório contra falhas

Capitão do Grêmio, Maicon lamenta queda da Copa do Brasil contra o Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF
Capitão do Grêmio, Maicon lamenta queda da Copa do Brasil contra o Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/08/2018 04h00

Eliminado da Copa do Brasil, o Grêmio passa a dar mais atenção ao Brasileiro. Com duas competições no calendário, o time azul, branco e preto volta a jogar com os titulares no torneio e procura utilizar as partidas seguintes como laboratório contra as falhas apresentadas na queda para o Flamengo. E será assim neste sábado (18) contra o Corinthians a partir das 19h (de Brasília).

São vários fatores que, na avaliação interna, tem dado ao Grêmio um rendimento aquém do esperado nos últimos jogos. E todos eles receberão atenção antevendo um difícil compromisso nas oitavas de final da Libertadores. Derrotado por 2 a 1 na Argentina, o Grêmio precisa reverter o placar na Arena no próximo dia 28.

E não é apenas a competição continental que importa. O Tricolor devolveu ao Brasileiro importância e não quer sair de perto dos primeiros colocados até o final da disputa.

Falta de pontaria: Ataque na berlinda

A falta de pontaria do ataque do Grêmio preocupa. Com André aquém do esperado, o time gaúcho pode promover a entrada de Jael. Além disso, Luan não tem sido protagonista como em outros momentos e quando Everton é contido não há poder de fogo suficiente.

As alternativas promovidas pelas entradas de Marinho e Alisson, quando necessário, também tem se mostrado vazias e a preocupação com o setor ofensivo nunca foi tão grande.

Falta de repertório: Grêmio ficou previsível

O Grêmio procura respostas, também, para previsibilidade do time. Depois de tornar-se campeão do maior título do continente no ano passado sob a bandeira da posse de bola, construção a partir de toques curtos e jogo apoiado, o Grêmio se vê preso a este estilo e sem conseguir furar adversários precavidos e com as linhas postadas em frente ao gol.

A dificuldade para romper retrancas ou mesmo alterar seu estilo de jogo ficou evidente sempre que o rival gremista se postou defensivamente. Renato Gaúcho já reclamou, o time ensaiou uma transição mais rápida, mas, até involuntariamente, nos jogo procura sempre retomar o estilo que adotou desde os tempos de Roger Machado. A falta de verticalidade pode forçar a entrada de Douglas, pode fazer Luan mudar de função, e tudo será testado para reconstrução emergencial.

Falta de sequência: Reservas ameaçam time titular

Por fim, a falta de sequência também é evidente no Grêmio. Com alterações na equipe titular, momentos em que só os reservas jogaram, falta de tempo para trabalhar melhor o time, o entrosamento também parece ter perdido força. Atualmente Cícero e Jaílson não tem firmes suas condições no time, Cortez e Marcelo Oliveira também disputam uma vaga, André e Jael a mesma coisa. Desta forma, a falta de unidade também será atacada a partir do jogo com o Timão.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X GRÊMIO
Data e hora
: 18/08/2018 (Sábado), às 19h (Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos (BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
CORINTHIANS: Walter; Fagner (Mantuan), Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Ralf (Thiaguinho); Romero, Jadson (Araos), Pedrinho (Mateus Vital) e Emerson Sheik (Clayson). 
Técnico: Osmar Loss
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jaílson, Ramiro, Luan e Everton; André (Jael).
Técnico: Renato Gaúcho