Topo

Fluminense e América abusam dos erros e não saem do empate no Independência

Do UOL, em São Paulo

19/08/2018 20h53

Fluminense e América-MG não saíram do empate sem gols neste domingo (19), no Independência. Os dois times abusaram dos erros e da falta de pontaria e acabaram o primeiro turno do Brasileirão no meio da tabela, em nono e décimo lugares, com 23 e 22 respectivamente. O Fluminense teve atuação bem abaixo daquela apresentada contra o Defensor, que classificou o time para a próxima fase da Sul-Americana na última semana.

O próximo compromisso do América no torneio nacional será contra o Sport, dia 22 de agosto, na Ilha do Retiro. Já o Fluminense receberá o Corinthians no Maracanã.

Sornoza erra tudo, se machuca e vai para o banco

O equatoriano Junior Sornoza não esteve bem. Errou em coisas simples, como passe e domínio, e perdeu divididas. O meio-campista chegou a cair de bunda no chão após drible de Wesley, e teve a péssima atuação selada por uma joelhada de Leandro Donizete nas região lombar. Com dores, o jogador pediu atendimento médico e até tentou voltar, mas acabou substituído por Everaldo ainda no primeiro tempo. O Independência parece não ser o melhor lugar para Sornoza – foi justamente no estádio mineiro que ele lesionou o tornozelo no ano passado.

Pedro não encanta no primeiro jogo após convocação

Artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 10 gols marcados, Pedro foi a campo pela primeira vez após ser convocado por Tite para os próximos amistosos da Seleção. Além da falta de criatividade do meio-campo do Flu, o garoto também sofreu com as faltas e foi seguido de perto por Leandro Donizete, que tentava tirar os espaços do atacante. As duas chances do Fluminense no primeiro tempo, contudo, saíram pelos pés do atacante. Na primeira, aos 42 minutos, arriscou de fora sem ver que Gilberto estava livre e parou na defesa de João Ricardo. Na sequência, recebeu de Ayrton Lucas e chutou forte, mas mandou por cima do travessão.

América domina o primeiro tempo

O time mineiro fez valer o mando de campo e pressionou o Fluminense nos primeiros 45 minutos. O América assustou o goleiro Júlio César de tudo quanto é jeito: pela direita, com tabelas entre Juninho e Ruy, pela esquerda com Luan, em cobranças de falta e cruzamentos na área, mas faltou capricho nos passes e nas finalizações. A saída precoce de Sornoza deixou espaços no meio e acabou prejudicando o time. Diante da pressão, Marcelo Oliveira optou por colocar todos os seus homens, com exceção de Pedro, atrás da linha da bola. Na defesa, Ibañez errou bastante e entregou bolas perigosas para o América. Os donos da casa só não abriram o placar porque se atrapalharam e erraram muitas finalizações. A melhor chance foi de Carlinhos, que recebeu sozinho na pequena área após corte errado do zagueiro, tentou um voleio e isolou a bola.

Fluminense volta melhor, mas João Ricardo salva o América

O Fluminense conseguiu encaixar alguns contra-ataques no início do segundo tempo, mas os erros bobos persistiram, principalmente de Jadson e Pedro. Nervosos com o relógio correndo, os dois lados tentavam cavar faltas e pênaltis, mas o juiz mandava seguir. Quando a pressão do Flu aumentou, foi a vez de João Ricardo brilhar e salvar o América. Aos 18, Everaldo recebeu de Ayrton Lucas na esquerda, cortou para dentro e aproveitou um corta-luz de Pedro em Matheus Alessandro para acionar o companheiro, que bateu firme, para grande defesa do goleiro. No lance seguinte, Pedro deixou Gilberto na cara do gol. Ele bateu forte, mas João Ricardo fez outro milagre.

Treinadores mandam times para o ataque

Adilson Baptista sacou Donizete e lançou o atacante Wesley Pacheco no lugar do volante. Marcelo Oliveira respondeu e mandou Marcos Junior no lugar de Ibañez. Os dois times passaram a jogar abertos, mas de nada adiantou. Com quatro no ataque e um a mais em campo após a expulsão de Aderlan, o Fluminense fez as últimas tentativas com Gilberto e Pedro nos acréscimos, mas, de novo, faltou capricho na finalização. 

Aderlan perde a cabeça e é expulso

Nos minutos finais, Aderlan, que já tinha cartão amarelo, perdeu a cabeça de agrediu Everaldo. O juiz não teve dúvida: mostrou logo o vermelho e mandou o lateral para o vestiário mais cedo. Para piorar, Carlinhos levou o segundo amarelo e cumprirá suspensão automática no próximo jogo.

Fluminense tem pior primeiro turno desde 2013

O empate com o América levou a equipe carioca aos 23 pontos, na nona posição da tabela. O desempenho inferior ao das duas últimas temporadas, quando o clube fez 25 pontos nos 19 jogos iniciais. O time só não ficou abaixo dos números de 2013, quando teve uma campanha péssima e só não foi rebaixado porque Flamengo e Portuguesa perderam pontos por escalar atletas irregulares. Mais uma vez, o clube fecha a primeira parte do certame no meio da tabela. Já o América terminou a rodada com 22 pontos, na 10ª posição, e fechou o primeiro turno fora da zona de rebaixamento pela primeira vez na era dos pontos corridos. 

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 0 X 0 FLUMINENSE

Data: 19 de agosto de 2018
Horário: 19h (de Brasília)
Local:  Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
Cartões amarelos: Aderlan, Carlinhos (AME)
Cartões vermelhos: Aderlan (AME)

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete (Wesley Pacheco), Juninho, Wesley e Ruy; Luan (Ademir) e Rafael Moura (Matheusinho)
Técnico: Adilson Baptista

FLUMINENSE: Julio César, Gilberto, Gum, Ibañez (Marcos Júnior) e Digão e Ayrton Lucas; Richard, Jadson (Dodi) e Sornoza (Everaldo); Matheus Alessandro e Pedro
Técnico: Marcelo Oliveira