Topo

Aliados fora de campo, líder São Paulo e lanterna Paraná se enfrentam

Maicosuel quando defendia o São Paulo, no ano passado. Hoje ele é o principal jogador do Paraná - Ale Cabral/AGIF
Maicosuel quando defendia o São Paulo, no ano passado. Hoje ele é o principal jogador do Paraná Imagem: Ale Cabral/AGIF

José Eduardo Martins e Napoleão de Almeida

Do UOL, em São Paulo

22/08/2018 04h00

Quando o catarinense Alisson Sidnei Furtado apitou o fim de Paraná 1 a 1 Boa Esporte, encerrando assim um período de 10 anos do Tricolor paranaense na Série B, um pedacinho do São Paulo estava lá, responsável pelo acesso. Boa vitrine, falta de espaço para os jovens, afinidade entre dirigentes e até mesmo a simpatia pela capital paranaense contribuíram para essa "parceria", que resultou no empréstimo de jogadores. Nesta quarta-feira (22), às 19h30, na Vila Capanema, porém, os times vão dar um tempo nesta boa relação. Em situações opostas na tabela do Brasileiro, a equipe de Curitiba, que ocupa a última posição na classificação geral, recebe o time paulista, o líder do torneio.

No time de 2017, o Paraná tinha Iago Maidana e Robson entre os titulares, além de ter contado com os ex-são-paulinos Richard e Léo (goleiros), Lucas Kal (zagueiro) e Pedro Bortoluzo (atacante) em algum momento da temporada. Já 2018, com a ingrata missão de ajudar a evitar o rebaixamento, Maicosuel retornou ao clube que o revelou após acordo com o São Paulo – além de uma lesão no músculo posterior da coxa, uma cláusula contratual o tira do jogo entre os times.

Sem espaço no Morumbi, Maicosuel foi emprestado pela segunda vez em menos de um ano. No início da temporada, defendeu o Grêmio, que não quis renovar o vínculo com o meia atacante até o fim de 2018. Neste segundo semestre, ele foi para o Paraná. Segundo apurou o UOL Esporte, o salário do jogador é dividido - o Tricolor paulista paga o que está registrado em carteira e o paranaense arca com o direito de imagem.

De acordo com os dirigentes paulistas, o Paraná é um bom destino para os jogadores por ser considerado uma vitrine. Lá os atletas podem ganhar visibilidade e se valorizar, como aconteceu com Iago Maidana, hoje no Atlético-MG. Desta maneira, os jovens adquirirem experiência, enquanto os mais veteranos, como Maicosuel, têm a chance de se recuperar e mostrar serviço. Além disso, boa parte dos jogadores simpatiza com a cidade.  

O Paraná ainda sondou Liziero e Araruna, que não foram liberados, pois o São Paulo tinha planos para ambos. Além disso, quando demitiu Wagner Lopes e buscou por Rogério Micale, já ex-técnico, o time paranaense cogitou levar o técnico do sub-20 e hoje auxiliar do Tricolor paulista, André Jardine (também tentou Osmar Loss, do Corinthians), mas o profissional preferiu ficar no São Paulo.

Nos últimos anos, os laços ficaram um pouco mais estreitos também por conta da boa relação do advogado Alexandre Pássaro, gerente executivo do São Paulo, com Rodrigo Pastana, gerente paranista. Conhecido no mercado da bola, o dirigente paulista é muitas vezes o responsável por encontrar caminhos e conduzir as negociações para o clube do Morumbi.

O convênio, no entanto, tem um preço: a base que se destacou na Série B deixou Curitiba. Apenas Richard, que fechou o ano como titular, seguiu na Vila Capanema, com o Paraná comprando 50% dos direitos junto ao Água Santa. Ele foi revelado pelo São Paulo, mas nunca teve chances no Morumbi.

Ficha técnica

Data: 22/8/2018
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Durival Britto - Vila Capanema, em Curitiba
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)

Paraná: Richard; Junior, Cleber Reis, Rayan (Renê) e Mansur; Vilela, Alex Santana e Caio Henrique; Silvinho, Carlos e Grampola. Técnico: Claudinei Oliveira.

São Paulo: Sidão; Bruno Peres, Anderson Martins, Arboleda e Reinaldo; Hudson, Jucilei e Nenê; Joao Rojas, Diego Souza e Everton. Técnico: Diego Aguirre.