Topo

Com gol de joelho e Romero expulso, Flu vence e amplia jejum do Corinthians

Do UOL, em São Paulo

22/08/2018 23h40

A má fase do Corinthians de Osmar Loss ganhou novo capítulo na noite desta quarta-feira. O Fluminense derrotou o time alvinegro por 1 a 0 no Maracanã e aumentou a série sem vitórias do adversário no Campeonato Brasileiro. Gum fez o gol tricolor no primeiro tempo. O jogo ainda foi marcado pela expulsão de Romero na reta final da primeira etapa.

Com o resultado, o Corinthians chegou à marca negativa de quatro partidas sem triunfo no Brasileirão - três derrotas e um empate. A equipe paulista, com isso, perdeu uma posição na tabela e terminará a 20ª rodada na oitava posição, com 26 pontos. O Fluminense, por sua vez, igualou a pontuação corintiana, mas se manteve em nono lugar por causa do saldo de gols.

O Corinthians volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Paraná. O jogo será às 19h (de Brasília), em Itaquera. Já o Fluminense mede forças com o Cruzeiro no mesmo dia, às 21h, no Mineirão.

O melhor: Pedro

Convocado por Tite para dois amistosos da seleção brasileira, o atacante do Fluminense fez a diferença na partida. Primeiro, o camisa 9 participou de forma decisiva do gol de Gum ao cabecear a bola para o meio da área. Pedro também mostrou habilidade como pivô e nas jogadas à frente da área.

O pior: Clayson

Clayson - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O meia-atacante do Corinthians teve um desempenho muito ruim mais uma vez. Aberto à esquerda, Clayson foi presa fácil da marcação tricolor. Além disso, errou muitos passes longos na transição para o ataque.

Everaldo bate a cabeça e precisa ser substituído

Everaldo - Lucas Merçon/Fluminense - Lucas Merçon/Fluminense
Imagem: Lucas Merçon/Fluminense

Logo no início do primeiro tempo, o atacante Everaldo, do Fluminense, levou a pior em dividida com Douglas. Na queda, o tricolor bateu com as costas e a cabeça no gramado. Ele foi substituído por Marcelo Oliveira e foi levado ao hospital para exames complementares. De acordo com a assessoria de imprensa do Flu, o jogador está bem e lúcido.

Flu abre o placar na bola parada

Em meio a um jogo estudado, o Fluminense conseguiu ir às redes depois de uma cobrança falta de Sornoza. O meia tricolor cruzou na área, Pedro desviou e Gum finalizou. A bola ainda bateu em Ralf em cima da linha e voltou para o zagueiro marcar o gol de joelho.

Resposta com Fagner e Romero

Sem conseguir chegar à área do Fluminense com a bola no chão, o Corinthians só finalizou duas vezes à meta adversária no primeiro tempo. A primeira com Fagner, que chutou de longe aos 31 minutos. A bola passou perto da trave. Em seguida, Romero recebeu de Clayson pelo alto, cabeceou e viu o goleiro Júlio César agarrar no meio do gol.

Paraguaio é expulso e corintianos se revoltam

Em disputa com o zagueiro Digão, Romero de mão fechada atingiu o rosto do tricolor logo após ser calçado por baixo. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro, depois de uma longa espera, mostrou o cartão vermelho para o paraguaio. Os jogadores corintianos se revoltaram contra a marcação e atrasaram o reinício do jogo. Na confusão, o auxiliar Coelho também foi expulso do banco de reservas.


Corinthians volta com novo posicionamento

Jadson - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Com um a menos, o Corinthians voltou para o segundo tempo com o mesmo time, mas com uma mudança no posicionamento de Jadson, que passou a atuar mais recuado, dando libertade para Pedrinho e Clayson mais à frente.


Cássio faz milagres

Cássio - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Logo aos dois minutos da etapa final, o goleiro Cássio voltou a roubar a cena. O camisa 12 corintiano fez uma defesa complicada em chute de longe do lateral direito Gilberto. O arqueiro alvinegro ainda fez a defesa no rebote de Matheus Alessandro, que já estava impedido no lance. O atacante tricolor, aos 29, ainda obrigou Cássio a fazer nova defesa complicada,


Loss tenta duas estratégias. Nada funciona

Loss - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Na volta do intervalo, Osmar Loss apostou em um ataque leve, com Clayson e Pedrinho como os jogadores mais adiantados. Sem força para segurar a bola e com muitos erros de passe, o Corinthians seguiu com o mesmo panorama, sem ameaçar o Flu. O treinador então apostou em Jonathas, Mateus Vital e depois Araos para deixar a equipe mais ofensiva, mas não criou grandes oportunidades.


Tite acompanha o jogo no Maracanã

Acompanhado do analista de desempenho Fernando Lázaro, Tite reviu amigos dos tempos de Corinthians em duelo no Maracanã. Mais importante que isso, claro, o treinador da seleção brasileira viu jogadores convocados para amistosos contra El Salvador e Estados Unidos - o lateral Fagner e o centroavante Pedro.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1 x 0 CORINTHIANS

Data: 22 de agosto de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (20ª rodada)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 7.856 pagantes (total: 8.444)
Renda: R$ 199.795,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer (ambos de MG)
Cartões amarelos: Gum (Fluminense); Ralf e Pedro Henrique (Corinthians)
Cartão vermelho: Romero (Corinthians)

Gol: Gum, aos 17 minutos do primeiro tempo.

FLUMINENSE: Julio César, Gilberto, Gum, Ibañez, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Dodi (Marcos Júnior), Jadson (Mateus Norton) e Everaldo (Matheus Alessandro); Sornoza e Pedro. Técnico: Marcelo Oliveira

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Ralf (Jonathas) e Douglas; Pedrinho (Mateus Vital), Jadson (Araos), Romero e Clayson. Técnico: Osmar Loss